Aparecida de Goiânia: 103 anos de desenvolvimento, cultura viva e prosperidade

Uma cidade sem igual, maior do que sete capitais brasileiras, que nasceu da familiaridade, da simplicidade e da fé. No último dia 11 de maio de 2025, Aparecida de Goiânia, que hoje se desponta em várias áreas, celebra seus 103 anos de história e desenvolvimento.
Antes considerada uma cidade dormitório – pois o seu desenvolvimento era lento e suas qualidades eram pequenas -, hoje se desponta como cidade da indústria, das universidades, do empreendedorismo e do turismo de negócios. Uma cidade que conserva suas tradições e cultura em larga escala, de gente hospitaleira que carrega um legado de trabalho e de luta.
O desenvolvimento de Aparecida é fruto do trabalho e dedicação de seus moradores, gestores públicos e investidores que acreditaram no potencial do município. Se tornou uma das principais locomotivas de desenvolvimento regional, sendo considerada também uma das melhores cidades do Brasil em geração de emprego e oportunidades para o turismo de negócios.
São 527 mil habitantes, conforme dados do IBGE, mais de 5 mil indústrias e milhares de comércios que fomentam a economia local. Aparecida tem a terceira maior economia de Goiás, com um PIB de R$ 16,9 bilhões em 2021 e se desponta fortemente para ultrapassar o segundo colocado, que é Anápolis.
A ampliação de investimentos públicos, criação de novos polos industriais, mão de obra qualificada e o desenvolvimento imobiliário – com implantação de loteamentos e condomínios de médio e alto padrão – têm sido marcas importantes da história da cidade.
São empresas, indústrias e comércios de vários segmentos que têm gerado emprego e renda e colocado a cidade nos trilhos do comércio exterior. Nós, da Acirlag, acreditamos na força propulsora de Aparecida e incentivamos o desenvolvimento de iniciativas econômicas que prosperem. Nós acreditamos na força da cidade, na luta do seu povo e nos sonhos da nossa gente. Viva Aparecida, viva o povo aparecidense, aguerrido e trabalhador!
Maione Padeiro é presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag)