Conmebol suspende Gozalo Plata por 2 jogos e multa atacante do Flamengo

Gonzalo Plata foi expulso em Racing x Flamengo – Foto: Marcelo Endelli/Getty Images
A Conmebol puniu o jogador do Flamengo Gonzalo Plata com dois jogos de suspensão e multa, pela expulsão na semifinal da Libertadores, contra o Racing. A decisão publicada nesta sexta-feira. Com a decisão Plata está fora da final da Libertadores.
A suspensão automática será cumprida na decisão do torneio, no dia 29 de novembro. Como Plata pegou mais um jogo de gancho, ele terá que cumprir em competição organizada pela Conmebol, no ano que vem.
O atacante do Rubro-Negro também foi multado em US$ 4 mil (R$ 21,2 mil). O valor será descontado da premiação do clube a ser paga pela Conmebol.
Plata, se envolveu em uma confusão com o zagueiro Marcos Rojo. O árbitro assistente, Claudio Urrutia, relatou ao juiz principal, Piero Maza, que o equatoriano deu um “golpe, com o punho, nas genitais” do defensor argentino. Diante da grave acusação, Maza aplicou o cartão vermelho direto. O ponto central da polêmica, no entanto, é que o VAR revisou o lance, mas não encontrou nenhuma imagem conclusiva que mostrasse a agressão. Mesmo assim, o árbitro de campo manteve a decisão com base apenas na palavra do assistente.
Plata foi expulso aos 10 minutos do segundo tempo no jogo entre Racing x Flamengo, pelo jogo de volta da semifinal Libertadores, por acertar Marcos Rojo, com a mão direita. O time rubro-negro jogou por 40 minutos com um jogador a menos, mas garantiu a classificação. A análise do VAR apontou “conduta violenta” do equatoriano.
Enquanto o departamento jurídico avalia o caso, o técnico Filipe Luís sabe que, no momento, tem um grande problema. A punição da Conmebol, contudo, vale apenas para jogos da própria entidade. Desse modo, o atacante está apto para atuar normalmente pelo Campeonato Brasileiro, começando pelo clássico contra o Fluminense, no dia 19 de novembro.



