Artigo Opinião

Desenvolvimento econômico de Aparecida impõe novos desafios

Nas últimas décadas, um processo consistente de desenvolvimento econômico consolidou Aparecida de Goiânia como um dos principais polos produtivos do estado de Goiás, e assumiu um protagonismo regional, com forte presença industrial, expansão do setor de serviços e crescente atração de investimentos. O crescimento do PIB evidencia sua evolução e enriquecimento, característica importante para atração de mais negócios e mais modernização.

Esse avanço, no entanto, impõe novos desafios: crescer com planejamento, eficiência administrativa e diálogo permanente entre o Poder Público e o setor produtivo. É fundamental a convergência de esforços entre a administração municipal e as entidades empresariais para que haja melhores espaços de diálogo, projetos conjuntos e permanentes e alinhamento de propostas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios.

Outro ponto central dessa agenda é a necessidade de programas municipais específicos de fomento ao micro e pequeno empresário. Empreendedores de Aparecida de Goiânia são responsáveis por grande parte da geração de empregos e renda no município, mas ainda enfrentam dificuldades relacionadas a crédito, capacitação, inovação e burocracia. Políticas públicas voltadas a esse setor — como incentivos fiscais, programas de qualificação, apoio à formalização e estímulo ao empreendedorismo — representam investimento no fortalecimento da economia aparecidense.

Lançado em março de 2022, o Comitê Permanente de Desburocratização (CPD) assume papel estratégico dos processos de registro, concessão de licenças e outros atos administrativos para as empresas exerçam suas atividades. Contudo, o colegiado que reúne 14 órgãos e entidades ainda atua de forma fragilizada, não tanto com sua proposta. É preciso aprimorar as relações de integração e fazê-lo conhecido em Aparecida de Goiânia. O empreendedor ainda sente dificuldades, longa espera e falta de otimização.

O desenvolvimento econômico pleno passa, necessariamente, por cooperação, planejamento e eficiência — pilares que podem projetar o município para um futuro ainda mais promissor. Quando há integração entre as partes, os resultados tendem a ser mais eficazes e duradouros. É justamente isso que queremos para o nosso município. Que a cidade evolua na mesma proporção de suas atividades econômicas, em convergência com a geração de empregos, renda e melhor qualidade de vida para a população.

Maione Padeiro é presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (ACIRLAG) .

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo