Mais de 60% dos turistas do Araguaia ficam em acampamentos durante temporada
Dado faz parte de pesquisa realizada pela Goiás Turismo entre os dias 11 e 18 de julho
Pesquisa realizada pela Goiás Turismo, entre os dias 11 e 18 de julho, aponta que 61,5% dos turistas que estiveram no Araguaia nessa temporada de férias ficaram acampados nas praias do rio. Outros 35,5% preferiram a cidade, e apenas 3% não pernoitaram na região. A média de pernoite nos acampamentos é de 12 dias; na cidade, a média é de sete dias; e, para quem passa apenas o dia na cidade, o tempo médio de permanência é de 12 horas. O levantamento é fruto da Expedição Araguaia, realizada no último mês por profissionais da agência, que percorreram cerca de 400 quilômetros de barco, passando pelos municípios de Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves.
O estudo ainda delineou o perfil do turista do Araguaia: idade média de 33 anos, 50% com curso superior ou pós-graduação, e renda mensal de R$ 6 mil – aproximadamente quatro salários mínimos. Em relação ao gênero, os índices ficaram próximos: 52% feminino e 48% masculino. Noventa e dois por cento dos turistas são de Goiás e, apenas 8%, de outros Estados, com destaque para goianos que residem no exterior (Portugal, Estados Unidos, França, Colômbia, Inglaterra e Polônia) e vieram prestigiar a temporada.
“Essa pesquisa reforça aquilo que já sabemos na prática: o Araguaia é um dos maiores patrimônios culturais e turísticos do nosso estado. Mas mais do que constatar, ela orienta. Com dados em mãos, conseguimos planejar ações mais eficientes, melhorar a infraestrutura, e valorizar ainda mais a experiência de quem escolhe Goiás como destino”, destaca o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves.
O titular da autarquia ainda assinala como a temporada movimenta economicamente a região: o gasto médio individual é de quase R$ 1.000. “Considerando a nossa amostra, que englobou cerca de 8,8 mil pessoas, temos a injeção de R$ 8,8 milhões, em itens como hospedagem, alimentação, transporte e atrativos turísticos”, exemplifica Naves.
“O Araguaia não é só lazer. É identidade, é economia e é oportunidade. Essa pesquisa mostra com clareza o potencial transformador do turismo quando ele é tratado como prioridade de governo. E sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, temos feito exatamente isso: colocar o turismo no centro da estratégia de desenvolvimento de Goiás”, reforça o presidente da agência.
Satisfação
Oitenta e oito por cento dos turistas que responderam ao questionário da Goiás Turismo tiveram as expectativas atendidas ou superadas, e quase 100% (98,5%) disseram que pretendem voltar. Aliás, a tradição familiar apareceu como uma forte motivação para o goiano acampar nas férias de julho no Araguaia, com 63%, sendo seguida pelo contato com a natureza.
A turismóloga e coordenadora da pesquisa, Amanda Alves Borges, explica que foi solicitado aos turistas que atribuíssem uma nota, em escala de 1 (menor) a 5 (maior), tanto para a avaliação das cidades (Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves) quanto para a infraestrutura turística. A média obtida para os municípios foi de 3,75 e, para a infraestrutura, de 3,84. Entre os destaques positivos estão a diversão noturna/shows, o serviço de barqueiro e a segurança pública. Já internet, restaurantes e banheiros são alguns dos pontos que precisam melhorar.
Metodologia
As entrevistas foram realizadas exclusivamente nas praias, tanto nas das prefeituras quanto nas mais afastadas, e não nos centros urbanos dos municípios. O questionário contemplava a possibilidade dos turistas avaliarem a cidade, caso tivessem utilizado sua estrutura.
A pesquisa, disponível em https://encurtador.com.br/KZkxu, contou com 400 participantes. A aplicação dos questionários foi feita apenas com o(a) líder de cada grupo, sendo sempre registrada a quantidade total de pessoas representadas. Dessa forma, embora a amostra direta tenha sido de 400 respondentes, o levantamento abrangeu, indiretamente, um universo total de 8.802 pessoas.
Perfil e satisfação do turista na Temporada Araguaia 2025
Perfil do público
- Idade média do grupo representado: 33 anos
- Gênero: 52% feminino / 48% masculino
- Origem: 92% goianos; 8% de outros estados (SP, TO, DF)
- Renda média: R$ 6.000
- Escolaridade: 50% ensino superior ou pós; 44% ensino médio
- Composição dos grupos: 98% familiares e amigos
- Tamanho dos grupos: Média de 22 pessoas (35,75% com mais de 21)
Comportamento de viagem
- Média de visitas ao Araguaia: 3 vezes ao ano
- Forma de hospedagem:
○ 61,5% em acampamentos (média de 12 dias)
○ 35,5% na cidade (média de 7 dias)
○ Dos que dormem na cidade, 74% se hospedam em casa própria ou de conhecidos
- Motivações para acampar: em primeiro lugar, tradição familiar (63%); em segundo lugar, contato com a natureza
- Transporte:
○ 94% chegam de carro próprio
○ 67% usam barco próprio para acessar praias
- Frequência de visita ao Araguaia: média de 3 vezes ao ano
- Como ficam sabendo: 85% souberam por amigos e familiares, enfatizando a questão da tradição familiar; 15% por outras fontes (Instagram, TV, escola, agência de turismo, prefeitura)
Gastos e impacto econômico
● Gasto médio por pessoa: R$ 1.000
● Gasto total estimado dos grupos: R$ 8,8 milhões
*Lazer, fauna e valores simbólicos*
● Lazeres preferidos: canoa, lancha, jet ski, pesca, vôlei, baralho, boia, churrasco
● Principais animais símbolo do Araguaia: primeiro lugar, peixes (com destaque para piraíba e pirarara); em segundo lugar, boto, e terceiro, tuiuiú
Satisfação e fidelização
● 90% dizem que o Araguaia é sua 1ª opção de férias
● 88% tiveram expectativas atendidas ou superadas
● 98,5% querem voltar nas próximas temporadas
Avaliação do destino
● Nota média das cidades: 3,75
● Nota da infraestrutura e serviços turísticos: 3,84 (Escala de 1 a 5)
Fotos: Ycaro Mattus
Mais fotos no Flickr:https://encurtador.com.br/SyEgR
Legenda: Pesquisa revela perfil e satisfação dos turistas da Temporada Araguaia 2025
Fonte: Goiás Turismo – Governo de Goiás