Poucos notaram a estratégia GENIAL da TV Globo com o perfil de Maria de Fátima, de ‘Vale Tudo’, nas redes sociais

Foto: Reprodução, TV Globo / Purepeople
Desde a primeira semana da novela, um detalhe curioso começou a chamar atenção de quem acompanha “Vale Tudo”: Maria de Fátima, personagem de Bella Campos, ganhou um perfil real no Instagram. Na trama, a filha de Raquel (Taís Araújo) sempre sonhou em ser uma influenciadora e a Globo levou esse desejo da ficção para a vida real. A iniciativa rendeu uma ação de marketing ousada, mas também gerou dúvidas e críticas nas redes.
No início, o perfil postava fotos simples, vídeos caseiros e trends que pareciam meio desleixadas. A princípio, os fãs ficaram animados com a ideia da personagem existir fora da telinha. Mas, com o tempo, muitos passaram a questionar a qualidade do conteúdo. A estética era amadora, as fotos pareciam repetitivas e a execução dava a sensação de que o projeto estava sendo pouco aproveitado.
Perfil de Fátima saiu de ‘amador’ para luxuoso
“O perfil começou a parecer jogado, de qualidade duvidosa. As fotos eram de uma qualidade ruim, sempre nos mesmos ângulos, mostrando um amadorismo. E aí, as pessoas reclamavam porque parecia que não estavam se dedicando tanto ao perfil”, relembrou o influenciador José Machado no TikTok. “Inclusive, até eu fiz um vídeo dizendo que eu achava que podiam ter investido mais no perfil para transformar isso em uma excelcente estratégia de marketing”, continuou.
Mas aí veio o plot twist, e tudo fez sentido. Depois de deletar a conta (na novela e na vida real!), Maria de Fátima convenceu Afonso (Humberto Carrão) a ajudá-la a investir em sua carreira. Por incrível que pareça, foi Solange (Alice Wegmann) quem assumiu o comando da estratégia digital na Tomorrow. O resultado foi um novo Instagram, completamente repaginado! Fotos de altíssima qualidade, cenários luxuosos e uma identidade visual impecável dominaram a conta.
Fátima, enfim, virou a influenciadora rica e badalada que sempre quis ser. E o perfil acompanhou esse crescimento com perfeição.”Você repara que as fotos estão melhores. A qualidade… no início, era meio largado justamente para ter esse contraste. Agora, ela não quer parecer uma influencer de baixa renda e sim, uma pessoa rica como é”, arrematou José.
A estratégia da Globo foi uma forma inteligente de mostrar a transformação de Fátima em tempo real, não só na novela, mas também na vida digital, confundindo, provocando e entretendo o público com uma ponte bem amarrada entre ficção e realidade! Amaram?
Fonte: Purepeople