Política

Ronaldo Caiado deixa o União Brasil e anuncia filiação ao PSD

Presidente do PSD, Gilberto Kassab, tira uma selfie no anúncio da filiação de Ronaldo Caiado (ao centro) ao partido, junto dos governadores do Paraná, Ratinho Jr (à direita), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite — Foto: Reprodução/Redes sociais

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou nesta terça-feira 27 que vai se filiar ao PSD. Caiado anunciou mais cedo que deixou o União Brasil por resistência da legenda à sua candidatura ao Palácio do Planalto.

“Sou grato ao União Brasil, onde construí uma trajetória de coerência e defesa do País. Mas chegou a hora de dar um passo adiante e hoje, com total desprendimento, nos juntamos para construir um projeto de verdadeira mudança para um novo Brasil”, publicou o governador em suas redes sociais

Ao lado dos governadores do PSD Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Jr. (Paraná), Caiado afirmou que se trata de um “gesto de total desprendimento” e que o novo partido ainda decidirá quem vai concorrer ao Planalto. “Aquele que for escolhido levará esta bandeira de um projeto de esperança e de resgate daquilo que o povo tanto espera”, afirmou

Caiado, enviou uma carta ao presidente do União Brasil, Antônio Rueda, na qual diz ter “grande estima” pelo partido, mas que seu projeto nacional falou mais alto para deixar a legenda.

Em nota, Rueda, presidente do União Brasil, disse respeitar a decisão de Caiado, reconhecendo sua trajetória, firmeza de posições e contribuições, em especial nas áreas de responsabilidade fiscal, segurança pública e fortalecimento do agronegócio em Goiás.

O dirigente reforçou ainda que o partido seguirá dedicado à governabilidade, à responsabilidade institucional e às demandas da sociedade brasileira.

Caiado afirmou que o PP, partido ligado ao senador Ciro Nogueira, é contrário à sua pré-candidatura à Presidência da República, o que teria inviabilizado sua permanência na federação. Diante disso, o governador passou a buscar outra legenda para viabilizar seu projeto político.

Em outubro de 2025, Caiado havia declarado que pretendia disputar a Presidência pelo União Brasil e que manteria diálogo com outras siglas. À época, afirmou que nenhuma candidatura majoritária se constrói de forma isolada dentro de um único partido.

Ao divulgar a filiação de Caiado em suas redes sociais, nesta terça, Kassab afirmou que o trio de governadores passa a “trabalhar juntos no PSD na busca de uma candidatura a presidente da República que traga um projeto para o futuro do nosso País”.

Por ora, Ratinho Jr é visto como o favorito dentro do PSD para se candidatar à Presidência. Kassab, porém, não fecha as portas para outros nomes, e também tem elogiado posicionamentos públicos de Eduardo Leite.

Veja a íntegra da carta do governador Ronaldo Caiado:

Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil

Caro presidente.

Ao longo das últimas décadas, construí uma história na política brasileira baseada em princípios sólidos e forte coerência. E construí essa história aqui. Primeiro no PFL, e depois no Democratas e no União Brasil, ao lado de milhares de correligionários em todo o país.

Juntos, trilhamos o caminho da honestidade e do respeito ao dinheiro público, defendendo um país justo, moderno e de mais oportunidades. Um país da livre iniciativa, que pudesse apoiar o trabalhador, o empreendedor, o empresário, o servidor público, o produtor rural. Um país que não se ajoelhe ao crime e que esteja voltado a oferecer bem estar e prosperidade aos brasileiros de bem.

Travamos essa luta com muita coragem e determinação e isto me enche de orgulho.

Tenho grande estima pelo nosso partido, mas minha determinação de devolver o Brasil aos brasileiros fala mais alto.

Chegou a hora de dar um passo adiante. Deixo o União Brasil por acreditar que, com a experiência parlamentar e de gestão que reuni, com os resultados que apresentamos em Goiás, que tem hoje o governo mais bem avaliado do Brasil, reúno as condições de apresentar um projeto de verdadeira mudança ao país. Um projeto de governo que eleve o Brasil a um patamar de desenvolvimento real.

Agradeço a cada vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador, a cada militante deste partido. Agradeço profundamente a todos que estiveram conosco lutando pelos mesmos ideais. Agradeço aos diretórios de cada estado e ao Diretório Nacional do União Brasil.

Tivemos uma longa jornada juntos. Temos fortes princípios que nos unem e é em nome destes ideais que, mesmo deixando o partido, me sinto confortável para pedir o apoio de cada membro do União Brasil nessa nova caminhada para endireitar nosso país.

Um grande abraço.

Ronaldo Caiado

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo