Mundo

Ucrânia condena ataques russos “brutais” às vésperas do segundo dia de negociações de paz

Foto: Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia

A Ucrânia condenou uma nova onda de ataques russos durante a noite, que matou uma pessoa e feriu outras 23, enquanto as negociações com os EUA, com o objetivo de pôr fim à guerra, devem ser retomadas.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, disse que o ataque “brutal” atingiu “não apenas o nosso povo, mas também a mesa de negociações”.

Delegações da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos estão reunidas em Abu Dhabi para as primeiras conversas trilaterais desde que o Kremlin lançou uma invasão em grande escala de seu vizinho em 2022.

Uma fonte disse à BBC que alguns progressos foram feitos, mas a questão crucial do território permanece sem solução.

O prefeito de Kiev, capital da Ucrânia, disse que uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas, enquanto o prefeito de Kharkiv relatou que 19 pessoas ficaram feridas durante um ataque prolongado à cidade nas primeiras horas da manhã de sábado.

No segundo dia das negociações trilaterais em Abu Dhabi, Sybiha afirmou que o ataque “bárbaro” da noite anterior provou “que o lugar de Putin não é na mesa de negociações de paz, mas sim no banco dos réus do tribunal especial”.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na semana passada que o líder russo, Vladimir Putin, aceitou um convite para integrar seu “Conselho da Paz” — uma organização voltada para o fim de conflitos globais. Putin não confirmou a informação.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse no Telegram que três das quatro pessoas feridas foram hospitalizadas.

Ele acrescentou que a infraestrutura crítica da capital foi danificada, deixando 6.000 edifícios sem aquecimento.

As temperaturas na Ucrânia estão abaixo de zero e, em um comunicado após os ataques, o presidente Volodymyr Zelensky disse: “O principal alvo dos russos era a infraestrutura energética.”

Em Kharkiv, o prefeito Ihor Terekhov afirmou que 19 pessoas ficaram feridas durante os ataques na madrugada de sábado. Uma maternidade e um albergue para deslocados internos foram danificados.

A Rússia ocupa aproximadamente 20% da Ucrânia, incluindo partes da região leste de Donbas. O Kremlin quer que a Ucrânia ceda grandes áreas desse território. A Ucrânia rejeitou essa proposta.

Após o primeiro dia de negociações, Rustem Umerov, que lidera a delegação ucraniana, declarou nas redes sociais: “O encontro focou nos parâmetros para o fim da guerra da Rússia e na lógica subsequente do processo de negociação, visando avançar rumo a uma paz digna e duradoura.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo