11 capitais devem ter máximas acima de 35°C nesta quinta-feira
Com a sétima onda de calor do ano, boa parte do país deve seguir com as temperaturas muito elevadas nesta quinta-feira (26). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao menos 11 capitais devem ter máximas acima dos 35°C.
A situação deve ser mais crítica no Sudeste e no Centro-Oeste. Parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, boa parte do Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiânia, Distrito Federal e sul do Mato Grosso devem registram temperaturas 5°C acima da média.
Em capitais do Centro-Oeste, as máximas devem ficar próximas dos 40°C. É o caso de Cuiabá, com previsão de 43°C, e Goiânia, com termômetros chegando a 39°C.
De acordo com o Inmet, as capitais que devem registrar máximas superiores a 35°C são:
- Boa Vista – máxima: 37°C
- Campo Grande – máxima: 36°C
- Cuiabá – máxima: 43°C
- Goiânia – máxima: 39°C
- Manaus – máxima: 38°C
- Palmas – máxima: 40°C
- Porto Velho – máxima: 39°C
- Rio Branco – máxima: 38°C
- Rio de Janeiro – máxima: 38°C
- São Paulo – máxima: 36°C
- Teresina – máxima: 37°C
“Essa onda de calor vai até sexta, mas em algumas partes do país, como no Centro-Oeste, o calor pode durar mais”, comenta Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
Recordes de calor
Com a manutenção das altas temperaturas, algumas capitais do Sudeste devem registrar novos recordes de calor. A cidades que devem ter marcas recordes nesta semana são:
- São Paulo
A temperatura mais alta do ano na capital paulista, de 35,8°C, foi registrada na quarta, 25 de setembro. A marca pode ser batida novamente com a previsão de máxima que deve superar os 36°C nesta quinta (26). - Rio de Janeiro
Os termômetros registraram 39,5°C na cidade em 17 de janeiro. A expectativa é que a máxima se aproxime novamente desse patamar nesta quinta (26), com previsão de 39°C. - Belo Horizonte
O recorde recente de 34,4°C na capital mineira, registrado em 3 de setembro, pode ser igualado ou quebrado na sexta (27). A máxima prevista é de 34°C.
“São Paulo, por exemplo, pode ter o recorde histórico para o mês de setembro nesta semana, além da maior temperatura do ano”, prevê Luengo.
fonte: g1/conteúdo