12 de outubro: Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil

Fiéis formam filas para ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida – Foto: Pedro Melo/TV Vanguarda
Devotos de todo o país celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, neste domingo, 12 de outubro. Maior templo católico do país, o santuário dedicado à Ela, em Aparecida (SP), espera receber milhares de fiéis ao longo do dia.
Nas primeiras horas da manhã, por volta das 6h30, duas longas filas se formaram com fiéis para passagem pelo nicho que abriga a imagem da Santa. Uma delas era para os devotos que queriam passar pelos corredores mais próximos, e a outra para passagem em um ponto mais distante.
O movimento de romeiros também era grande em outros pontos do Santuário, como Capela de Velas e no entorno do altar central.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil – Foto: Arquivo/Thiago Leon/Santuário Nacional de Aparecida
Celebrado pelos católicos, o Dia de Nossa Senhora Aparecida remete ao encontro da imagem da santa no rio Paraíba em 1717. O único feriado nacional do mês de outubro ocorre neste domingo (12). Com romarias e missas que atraem milhares de fiéis para o Santuário Nacional em Aparecida (SP).
Hoje também é o Dia das Crianças. Celebrada em 12 de outubro apenas no Brasil, a data, oriunda de uma lei do início do século XX e reforçada por campanhas publicitárias da década de 1960.
O 12 de outubro ainda guarda uma data para a cultura e o conhecimento: é o Dia Nacional da Leitura, que reforça a importância do hábito de ler desde a infância até a vida adulta, a fim de ampliar horizontes e fortalecer o pensamento crítico.
Celebrar a infância, o universo lúdico e reforçar a importância dos direitos das crianças. Essa é a ideia central do Dia das Crianças, data que no Brasil é comemorada neste domingo, 12 de outubro. A escolha desse dia específico no calendário nacional, tem uma história que passa por questões políticas, uma tentativa de unificar a comemoração nas Américas e também uma campanha publicitária.

Brasil é o único país no mundo a celebrar o Dia das Crianças em 12 de outubro – Foto: Secretária Especial de Promoção das Comunidades
A origem oficial da data no país remonta a 1924. Naquele ano, o então presidente Arthur Bernardes assinou um decreto que instituía o “Dia da Festa da Criança”, após um projeto de lei ser aprovado no Congresso. A inspiração veio do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, realizado no Rio de Janeiro em 1923, que debateu temas como educação, alimentação e desenvolvimento infantil.
Segundo informações da Agência Senado, o contexto da década de 1920 era muito diferente do atual. As crianças, especialmente as mais pobres, não tinham seus direitos assegurados, muitas eram obrigadas a trabalhar e não frequentavam a escola.

Crianças brincando na praia de Camburi das Pedras, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo – Foto de Niceia Lira CC BY-SA 4.0