Brasil

155 milhões de brasileiros elegem hoje prefeitos e vereadores em 5,5 mil cidades

Neste domingo (6), 5.569 municípios vão decidir quem serão os escolhidos para os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Mais de 155 milhões de brasileiros devem ir às urnas. Pela segunda vez, o horário de votação será unificado em todas as regiões. As seções eleitorais vão abrir às 8h e fechar às 17h (horário de Brasília). 

O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 será realizado neste domingo, quando grande parte dos municípios já devem decidir quem será o prefeito pelos próximos quatro anos. Nos casos em que for necessário um segundo turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro deste ano.

Onde houver necessidade, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores podem voltar às urnas para escolher os prefeitos. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% dos votos válidos mais um.

Cidades em fusos diferentes vão se adequar ao horário da capital federal. No Acre, por exemplo, as votações ocorrerão das 6h às 15h (horário local). A mudança também impactará os horários de funcionamento das seções em outros 4 Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.

Nesta eleição, dois cargos estarão em disputa: um no poder Executivo –prefeito– e um no âmbito do poder Legislativo –vereador. É importante, portanto, ficar atento à ordem de votação para evitar qualquer equívoco no momento de registrar os seus votos. 

O primeiro cargo a ser votado é o de vereador e os candidatos para esse cargo são representados por números de 5 dígitos. Na sequência, será a vez de escolher o prefeito, com um número de 2 dígitos.

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão previstas para começar a partir das 17h (horário de Brasília).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo