CidadesTrindade

Desfile de carros de bois é ponto alto na Romaria de Trindade

O Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás incluiu a Romaria de Carros de Bois, realizada anualmente no município de Trindade, durante a Festa do Divino Pai Eterno. Um projeto de lei do dia 15 de setembro de 2016 reconheceu essa manifestação como Patrimônio Cultural Brasileiro.

De acordo com o pároco de Trindade, missionário redentorista padre João Bosco de Deus, os carreiros foram os primeiros a peregrinar até a Capital da Fé de Goiás. “Para nós, eles têm uma importância muito grande, foram os primeiros a chegar com suas famílias. Saindo da roça em carros de boi para chegar em Trindade e demonstrar a sua fé. Tamanha importância que virou patrimônio da humanidade”, diz o pároco.

O tradicional desfile aconteceu, nesta quinta-feira (29), o tradicional desfile dos romeiros com carros de boi na Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade. A atração, carregada de tradição, é uma das principais da festa e deve reuniu mais de 300 carreiros neste ano.

De acordo com a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), os carreiros foram os primeiros a peregrinar até Trindade, que hoje é considerada, por lei, a Capital da Fé de Goiás.

“Para nós, eles têm uma importância muito grande, foram os primeiros a chegar com suas famílias. Saindo da roça em carros de boi para chegar em Trindade e demonstrar a sua fé. Tamanha importância que virou patrimônio da humanidade”, disse o padre João Bosco de Deus, da paróquia de Trindade.

De acordo com um carreiro que faz a peregrinação há 23 anos, os bois que puxam os carros de madeira são preparados durante um ano. Cada animal tem seu nome e atende por ele.

O carreiro, que sai de Turvânia, município a mais de 70 km de Trindade, revela que a viagem dura seis dias.

Vale lembrar que, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Romaria de Carros de Boi da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2016, e inscrita no Livro de Registro das Celebrações.

Ainda de acordo com o instituto, desde o século XIX romeiros de diversas cidades do país saem rumo a Trindade para participar da festa, que acontece anualmente na cidade.

Conforme a Afipe, para acolher os carreiros durante o período de festa, um espaço foi preparado pela Igreja Católica. Com isso, os bois terão lugares para ficar durante os 10 dias de festa.

O padre João Bosco conta ter sido “criada a Pastoral dos Carreiros, para acompanhar as famílias que fazem a peregrinação até o Santuário e depois o retorno para suas casas”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo