Brasil

5G no Brasil começa nessa quarta

rede de internet móvel de 5G no Brasil (quinta geração) começa nessa quarta a ser ativado pelas companhias telefônicas Vivo (VIVT3)TIM (TIMS3) e Claro. Além disso, a primeira cidade a estrear a rede será Brasília utilizando a faixa de 3,5 Ghz que se iniciará nessa quarta 05 de julho de 2022.

Com isso, Brasília será a primeira cidade do país a receber a nova tecnologia de comunicação. Nesse sentido, a capital federal sairá na dianteira porque já possuía por lá menos antenas a serem adaptadas em comparação com as demais cidades brasileiras.

Do mesmo modo, Moisés Moreira, que é conselheiro da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, e preside o grupo formado na agência para limpeza da faixa pela qual vão trafegar os sinais, anunciou ontem que o caminho estará livre para ativação do 5G na capital federal a partir de amanhã. Na continuação, será a vez de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, entretanto estas cidades ainda não tem data precisa para a ativação.

“A equipe técnica deu o ok, e Brasilia será ligada dia 6. Brasília será a primeira capital do Brasil a ter o 5G efetivamente ativado”, declarou Moreira.

Atualmente, no Brasil há mais de 65 modelos de celulares que podem rodar o 5G certificados e homologados pela Anatel. Até o ano passado, eram cerca de 40. As líderes em termos de variedade do portfólio são a Samsung (com 25 modelos), seguida de Motorola (14), Apple (9) e Xiaomi (6).

Venda da Oi, que ainda não está no 5G no Brasil, foi aprovada

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, aprovou a venda de telefonia móvel da Oi (OIBR4) para Tim (TIMS3), Claro Telefônica Brasil (VIVT3) (dona da Vivo). Nesse sentido, a parte de telefonia móvel da companhia ficará com seus rivais.

Ademais, esta era uma das questões mais fundamentais do plano de recuperação judicial da antiga Telemar. A Oi está nesse processo jurídico desde 2016, quando tinha dívida de aproximadamente 65 bilhões de reais.

Além do citado, existem condições que o trio comprador deve atender para que a venda seja concluída. As empresas devem estar, por exemplo, com os impostos em dia e precisam estruturar estratégia para mudança dos números de celular da Oi.

Oi (OIBR3) tem lucro bilionário no 1T22

Oi (OIBR3), grande companhia de telefonia do Brasil, teve lucro bilionário no 1T22. Ressalta-se que o atraso nos resultados ocorreu devido á venda da Oi Móvel (vendida à Vivo, Claro e TIM). A princípio, o lucro foi de R$ 1,782 bi, em contraponto ao prejuízo de R$ 3,038 bilhões do 1T21.

Conforme os resultados financeiros divulgados pela Oi, “como parte do plano estratégico, a Oi continua atuando fortemente nas frentes de redução de custos, simplificação de processos, eficiência e transformação digital, garantindo a implementação de uma das mais importantes etapas operacionais do plano de transformação e a transição para um modelo que resultará em uma Companhia mais leve, ágil e centrada na experiência do cliente.”

Fonte: Mercado hoje

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo