Aparecida de GoiâniaCidades

“Abra a porta de sua casa”, reforça prefeito Vilmar Mariano sobre Censo do IBGE

Em aproximadamente cinco minutos o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, responderam ao questionário do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A visita do recenseador ocorreu na manhã desta sexta-feira,14, na casa em que moram na região central da cidade.

O Censo tem por objetivo contar os brasileiros, identificar suas características e revelar como vivem, produzindo informações fundamentais para a definição de políticas púbicas e a tomada de decisões dos governos municipais, estaduais e federal. A pesquisa, que completa 150 anos em 2022, é a única fonte de referência sobre a situação de vida da população.

Embora fundamental no mapeamento socioeconômico do País, o Censo está atrasado. Em Aparecida de Goiânia, apenas cerca de 50% das residências receberam os recenseadores que estão colhendo as informações. A falta de servidores e a resistência dos moradores em abrir as portas de suas casas justificam o baixo índice.

“Pedimos aos moradores de Aparecida de Goiânia que recebam os recenseadores do IBGE, eles estão fazendo um trabalho fundamental para o Brasil inteiro e também para nossa cidade. O Censo é importante para gestão pública e precisamos concluir esse trabalho o mais rápido possível, abra a porta de sua casa”, reforça o prefeito Vilmar Mariano.

Para avançar na coleta das informações na cidade, os recenseadores estão trabalhando aos sábados justamente porque durante a semana muitos moradores estão trabalhando e não são encontrados em seus domicílios.

“É através do Censo que conhecemos nossa sociedade. É com base no Censo que os governos promovem suas ações sociais como investimentos em saúde, educação e segurança pública”, explica o coordenador de área do IBGE em Aparecida, Jacinto Lopes de Jesus.

O coordenador lamenta o atraso no Censo e destaca que o recenseamento será feito mesmo diante da resistência de muitos moradores. “Nosso trabalho poderia estar bem mais avançado se as pessoas não recusassem nos receber de primeira. Enquanto poderíamos fazer dez questionários estamos fazendo apenas um porque temos que voltar ao mesmo lugar até dez vezes. Vamos voltar ao local até conseguirmos realizar a coleta das informações”, reforça.

A expectativa do IBGE é encerrar o Censo, que começou no dia 1º de agosto, em 31 de outubro.

Segurança

O cidadão tem algumas maneiras de identificar o recenseador do IBGE. A mais tradicional e pelo uniforme uma vez que o servidor do órgão deve usar colete, boné e crachá. A verificação pode ser feita ainda com a leitura do QR Code no crachá. Outra maneira é verificar no site do IBGE se o número de registro impresso no colete está associado ao recenseador.

Vagas

O IBGE está com vagas abertas para novos recenseadores que irão trabalhar em Aparecida de Goiânia. Podem se candidatar maiores de 18 anos com Ensino Fundamental Completo.

O interessado deve procurar um dos postos do IBGE em Aparecida situados na Rua Tupinambas Qd. 01 Lt. 11 no setor Vila Brasília e na Rua Flamboyant Qd. 34, Lt. 20, Residencial Village Garavelo.

Os recenseadores são os responsáveis por coletar as informações pertinentes ao Censo. O contrato de trabalho dos recenseadores tem duração de 30 dias, podendo ser prorrogado até dezembro com base na necessidade das atividades previstas para o Censo de 2022. Os selecionados irão receber por produção e terão ajuda de custo.

Fotos: Rodrigo Estrela

Fonte: Secom Aparecida

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo