Polícia

Academia onde mulher morreu não tinha alvará e foi interditada pela prefeitura

Foto: TV Globo/Arquivo Pessoal

A academia C4 Gym, unidade São Lucas, na zona leste de São Paulo, foi interditada hoje. Segundo a prefeitura, o local funcionava sem alvará e estava “em estado precário de segurança”. Uma mulher morreu e outras quatro pessoas foram internadas ontem após entrarem na piscina do estabelecimento.

Polícia encontrou diversas irregularidades. A instalação elétrica da piscina estava ligada à cozinha da academia. Os produtos para limpeza da piscina também estavam em local inadequado, segundo os investigadores.

O local foi fechado. Segundo o auto de interdição da prefeitura, a academia estava “em estado precário de segurança, importando grave ameaça à integridade física de seus ocupantes e vizinhos.”.

Testemunhas afirmaram que o manobrista da academia jogou um produto na piscina. “O rapaz que faz a manutenção, para a nossa surpresa, era o manobrista”, disse Geraldo Oliveira, investigador-chefe do 42º DP. Ele afirma ainda que o local era fechado e não tinha ventilação adequada.

“Eles estão totalmente irregulares”, disse o investigador. “A polícia instalou inquérito policial para apurar todas as irregularidades. Os órgãos municipais já lacraram o local e vão dar as atuações pertinentes”, acrescentou Oliveira.

A professora Juliana Faustino Bassetto, 27, morreu na noite de ontem após usar a piscina. Segundo o boletim de ocorrência, ela e o marido participaram de uma aula de natação na academia antes de passarem mal. O casal foi até o Hospital Santa Helena, em Santo André, mas a professora sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Água da piscina estava turva. Ainda segundo o investigador, os alunos relataram ter sentido odor e gosto estranho e começaram a passar mal após o produto ser jogado na água. A polícia ainda apura qual material foi usado.

O marido da professora, Vinicius de Oliveira, continua internado. Ele está em estado grave na UTI.

Um adolescente de 14 anos também foi socorrido. O pai foi à delegacia para informar que o jovem teve um desconforto respiratório após ter aula de natação na mesma piscina. Ele está internado em um hospital na Vila Alpina e iniciou tratamento com oxigênio, segundo o boletim de ocorrência. Outras duas pessoas foram internadas, mas a identidade e o estado de saúde não foram divulgados.

Em nota, a direção da Academia C4 GYM lamentou “profundamente” o ocorrido. Também informou que prestou “imediato atendimento a todos os envolvidos” e que tem mantido contato direto com as pessoas envolvidas a fim de oferecer todo o suporte. “Reforça, ainda, que está colaborando integralmente com as autoridades competentes, contribuindo com tudo aquilo que for necessário.”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo