Polícia

Advogada desaparecida pode ter forjado próprio sequestro com amante

A investigação do sequestro de Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 54 anos, apontou o envolvimento de um amigo da família – Foto: Reprodução

As investigações acerca do desaparecimento da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, revelaram que teria participado do plano para forjar o próprio sequestro com ajuda do amante, o sequestrador Lourival Correa Netto Fatiga, que já está preso.

Segundo Polícia Civil do Rio de Janeiro, o suposto sequestro de Anic tinha o objetivo de extorquir Benjamin Cordeiro Herdy, de 78 anos, marido da vítima.

As investigações acerca do desaparecimento da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy, de 55 anos, revelaram detalhes sobre o caminho do dinheiro pago em seu resgate. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.

Anic está desaparecida desde 29 de fevereiro após sair a pé de um shopping em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A família dela pagou R$ 4,6 milhões, exigidos em dólares, reais e bitcoins, no dia 11 de março de 2024.

Conforme aponta a investigação, parte do dinheiro em reais foi distribuída entre 40 contas de doleiros. Outra porção foi usada para adquirir bens de alto valor, incluindo uma picape de luxo, uma motocicleta e 950 celulares destinados a uma loja de eletrônicos em Teresópolis.

A Polícia Civil também identificou que, por meio de mensagens de celular, uma pessoa orientou Benjamim Cordeiro Herdy, de 78 anos, sobre as contas para os depósitos. Benjamim, marido de Anic por cerca de 20 anos e herdeiro de um complexo educacional que originou a Unigranrio, vendida em 2021, seguiu as instruções.

A maior parte do dinheiro convertido em dólares ainda não foi recuperada, e Anic permanece desaparecida, apesar do pagamento. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) afirmou que há suspeitas que a vítima tenha sido assassinada e teve seu cadáver ocultado.

Segundo o Fantástico, as últimas imagens da mulher mostram que ela estava em um shopping de Petrópolis, às 11h08. Depois, ela vai até a praça de alimentação falando ao celular. Anic entra em um corredor a caminho da saída e, do lado de fora, passa por uma calçada e atravessa a rua. Depois disso, ela não foi mais vista.

As últimas imagens de Anic mostram que ela estava em um shopping de Petrópolis às 11h08 da manhã –
Foto: Reprodução

De acordo com o Fantástico, o marido de Anic recebeu uma mensagem, vinda do celular dela, de que ela havia sido sequestrada no dia do desaparecimento. O conteúdo das mensagens era de ameaças.

Os sequestradores exigiram a quantia de R$ 4,6 milhões, valor que chamou a atenção da investigação por ser muito específico. O pedido revelou que os criminosos conheciam a condição financeira da família.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo