ColunistasJoão Nascimento

Ageu Cavalcante reconduzido para mais um mandato à frente do Sindipetro

Ageu Cavalcante Lemos conquistou mais uma eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de Goiás ( Sindipetro). Ele obteve uma votação expressiva dos associados para cumprir mais um mandato à frente dessa entidade classista, que representa todos os TRABALHADORES das Companhias de Petróleo, Gás, Pesquisas de Mineração, Lubrificantes, Lavajatos, Abastecimento de Aeronaves  no Estado de Goiás.

Ageu Cavalcante, que foi vereador em Goiânia por cinco mandatos e secretário de Estado do Trabalho, tem realizado um trabalho exemplar, enquanto líder sindical. Inclusive, zela em cumprir o estatuto do Sindipetro, sempre estudando, coordenando, protegendo e representando, legal e sindicalmente, os profissionais enquadrados nesta categoria, perante os entes administrativos e judiciais.

Também compete ao sindicato defender os interesses gerais da categoria, ou os interesses individuais e coletivos de seus associados e representados, competindo-lhe, também, celebrar convenções, acordos, contratos coletivos de trabalho e instaurar dissídio coletivo, entre inúmeras outras atribuições previstas no seu Estatuto.

De acordo com Ageu, o Sindipetro foi fundado em 1971, sucedendo a antiga Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas Comerciais de Minérios e Combustíveis Minerais do Estado de Goiás. Ressalta que a entidade acumula uma extensa lista de serviços prestados à categoria, com a conquista e manutenção de inúmeros direitos, dentre os quais podemos destacar: a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), cesta básica, folga semanal, jornada de trabalho, piso salarial, que contribuiu para evitar a rotatividade; direitos trabalhistas, biênio, triênio e quinquênio; auxílio-funeral, seguro de vida, proibição do abastecimento self service (quando o cliente faz o abastecimento); normatização dos feriados, uniformes e EPI´S.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo