ALEGOPolítica

Alunos de Direito da UEG de Palmeiras de Goiás assistem a palestras da Escola do Legislativo e vivenciam rotina da Alego

Alunos e professores do projeto de extensão Educação popular para cidadania fiscal dos direitos humanos, desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Palmeiras de Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), estiveram na manhã desta terça-feira, 30, na Alego para a 15ª edição do Projeto Escola no Legislativo de 2023.

Foram ministradas as palestras “Origem, Evolução histórica e Importância do Poder Legislativo”, com o professor Mauricio Barbosa Paranaguá; “As Antigas e a atual Sede do Poder Legislativo Goiano”, com a professora Ethiene Gonçalves de Oliveira; e “Democracia e o Poder Legislativo”, com o professor Miguel Donizete Gusmão Filho.

As palestras ocorreram no auditório 1 da Assembleia, no primeiro andar do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego.

Participaram do projeto de extensão alunos do ensino médio do Colégio Estadual Polivalente de Palmeiras de Goiás e estudantes da graduação em Direito da UEG no município. 

Nesse projeto, os alunos se aprimoram em temas como fiscalidade, orçamento, tributação, dívida pública e direitos humanos, tudo isso aplicado à realidade deles, não apenas de modo abstrato, explicou a pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Sócio-fiscais da UFG, Carolina Lima Gonçalves, doutoranda em Direitos Humanos pela mesma universidade e em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Ela acompanhou os estudantes nesta manhã na Assembleia.

Os estudantes, ela contou, haviam ido em outra oportunidade à Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás. Essas visitas ao Poder Legislativo, explica a pesquisadora, estimulam a participação cidadã ativa, com independência, autonomia, senso crítico e permite que os estudantes aprendam sobre o funcionamento das leis que regem seu cotidiano.

Muitos dos alunos que vieram à Alego, Carolina conta, ainda não conheciam Goiânia. “Vir aqui, conhecer o prédio, a estrutura, serem bem recepcionados, como foram, fortalece não só a cidadania, mas a autoestima deles”, pontuou, afirmando que os alunos estavam “orgulhosos” de estarem na Assembleia, o que traz um senso de pertencimento.

O Projeto Escola no Legislativo proporciona aos alunos conhecimentos sobre cidadania, política e importância do Poder Legislativo tanto estadual quanto nacional e municipal, buscando formar cidadãos críticos. É, também, uma oportunidade para que alunos e professores conheçam as dependências da Assembleia Legislativa goiana.

Na edição anterior do projeto, no último dia 25, alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Madre Germana, de Aparecida de Goiânia, vieram à Alego; na 13 edição, no dia 18, alunos e professores do curso de Direito da Faculdade Padrão.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo