Antônio Fagundes revela o motivo do fim de vínculo com a Globo

Antônio Fagundes na divulgação da peça “Dois de Nós” – Foto: Divulgação/Renata Casagrande
Com mais de 40 anos de carreira, o ator Antonio Fagundes, 76, não precisa de falsa modéstia: para ele, foi a Globo quem saiu perdendo com o fim do vínculo com ele. A decisão de deixar a empresa partiu de Fagundes, em 2020, quando teve que escolher entre o teatro e a televisão por uma mudança na rotina das gravações.
“Quando a emissora disse que eu não teria mais esse esquema de gravar segunda, terça e quarta [as produções para a casa] para poder fazer as minhas peças [nos outros dias], eu falei: ‘Não faço mais'”, contou, em entrevista à coluna Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.
Fagundes relembrou sua dedicação com a televisão e disse que se sentia estimulado com o ritmo intenso das gravações de novelas. “Eu levei 44 anos para me especializar. Quando atingi o auge da minha especialização, eles mudaram o processo de produção. Perderam o investimento deles. Perderam o patrimônio deles”, afirmou.
O ator contou ainda que costumava ouvir queixas de colegas, que consideravam o trabalho muito puxado em comparação ao teatro, em que o ritmo para construir o personagem é mais lento e aprofundado. Mas Antonio Fagundes via essa diferença de forma positiva. Ele queria “ser máquina, queria ser a máquina mais perfeita daquele processo.”
“Saía de uma gravação novo, cheio de adrenalina. Cheguei a um ponto de elaboração do meu processo de trabalho que decorava [o texto] na hora”, disse.
“Vivi o melhor dos mundos, porque não levava trabalho para casa. Enquanto meus colegas estavam todos trancados, decorando [as falas], eu ia passear, ficava com a minha família, tinha fim de semana, podia fazer meu teatro, cinema”, complementou.
Agora, Antonio Fagundes se mantém dedicado ao teatro, modalidade que, inclusive, ele disse ter feito muito mais que TV. Ele está em cartaz em São Paulo com a peça Dois de Nós até o próximo domingo, 27. Depois, a equipe levará a apresentação para uma turnê por outras cidades do Brasil e de Portugal.
Fagundes também aparecerá em breve nas telas de cinema, no filme Deus Ainda é Brasileiro, dirigido por Cacá Diegues, que morreu no início deste ano. Também para 2025, está prevista a estreia de uma série de ficção na HBO, sobre a vida da socialite Ângela Diniz, em que Fagundes irá interpretar o advogado que defende Doca Street.
“Vivi o melhor dos mundos, porque não levava trabalho para casa. Enquanto meus colegas estavam todos trancados, decorando [as falas], eu ia passear, ficava com a minha família, tinha fim de semana, podia fazer meu teatro, cinema”, complementou.
fonte: terra