Mundo

Ao descobrir que não poderá conhecer o Papa, turista derruba bustos romanos do século I d.C. no Vaticano

Obras sofreram danos leves e foram encaminhadas para restauração. Norte-americano foi preso e entregue às autoridades italianas.

Um turista norte-americano derrubou dois bustos romanos do século I d.C. que estavam à mostra na Galeria Chiaramonti, nos Museus do Vaticano, nesta quarta-feira (05/10). As obras, que não representam personalidades históricas importantes, estavam em cima de bases de mármore e foram levemente danificadas.

De acordo com o “Il Messaggero”, o homem de meia idade disse que gostaria de ver o Papa e, quando lhe disseram que não seria possível, se jogou em um dos bustos, fazendo-o cair. Momentos depois, o turista tentou correr e derrubou a outra obra. A polícia do Vaticano conseguiu conter o norte-americano e levou-o ao quartel interno para interrogação e, mais tarde, entregou-o às autoridades italianas.

O “Vatican News” informou que a base de mármore de um dos bustos foi quebrada, enquanto uma orelha e um nariz dos dois rostos foram levemente danificados. As esculturas foram imediatamente transferidas para o Laboratório de Restauração de Materiais de Pedra dos Museus do Vaticano.

Uma pessoa que estava no museu disse à “Reuters” que o homem está na casa dos 50 anos e “se comportou de maneira estranha”. “Ele derrubou dois bustos de seus pedestais no salão Chiaramonti dos museus, que abriga mais de mil peças e é uma das mais importantes coleções de bustos romanos”, afirmou.

A Galeria Chiaramonti guarda a coleção criada pelo Papa Pio VII Chiaramonti (1800-1823) e conta com mais de 100 bustos e dezenas de estátuas e sarcófagos.

Fonte: g1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo