Após pressão dos EUA, presidente interina da Venezuela demite ministro considerado “testa de ferro” de Maduro

Alex Saab ao lado de Nicolás Maduro em janeiro de 2024 — Foto: Federico Parra/AFP
A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, demitiu nesta sexta-feira (16) o empresário Alex Saab do cargo de ministro da Indústria. Saab é acusado de atuar como testa de ferro do líder deposto Nicolás Maduro.
Em mensagem no Telegram, Delcy anunciou que o ministério será fundido com a pasta do Comércio e agradeceu a Saab “pelos serviços prestados à Pátria”. Segundo ela, o empresário passará a assumir novas responsabilidades.
A mudança ocorre em meio à pressão de dos EUA após a operação militar de 3 de janeiro, que derrubou Maduro. Saab, libertado em 2023 em uma troca de prisioneiros com os EUA, havia sido nomeado para o cargo em 2024 por Maduro.
Delcy assumiu a presidência da Venezuela logo após Maduro ser retirado do país. Segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ela tem cooperado com as autoridades norte-americanas.
A presidente interina tem defendido a retomada do diálogo com os EUA, em uma mudança de tom em relação à retórica historicamente tensa entre os dois países. Ela disse que, se precisar viajar aos Estados Unidos, irá “andando com os próprios pés, não arrastada até lá”.
Delcy afirmou ainda ter um plano para 2026 e disse que pretende “forjar uma nova política na Venezuela”. No discurso, elogiou diversos integrantes antigos do governo.
Na quarta-feira (14), Trump conversou com a presidente venezuelana por telefone. Ele disse que abordou vários temas durante a chamada, sem detalhar o que foi discutido.
“Falamos sobre muitas coisas, e acho que estamos nos dando muito bem com a Venezuela”, disse. “E ela é uma pessoa incrível. Quero dizer, é alguém com quem temos trabalhado muito bem.”



