Após retotalização de votos, dois candidatos a deputado estadual são eleitos em Goiás
George Morais entra no lugar de Thiago Albernaz e Fred Rodrigues assume a vaga de Cristóvão Tormin. TRE fez recontagem porque o TSE aprovou as candidaturas deles depois da eleição.
O reprocessamento da totalização de votos foi realizado por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), num processo que é feito por computador, de forma automática. A sessão foi pública, no auditório do TRE, e teve participação de representantes de partidos políticos.
“Após a retotalização, a gente mostrou que houve mudança dos eleitos. O candidato George Morais foi considerado eleito e o candidato Frederico também”, explicou o juiz eleitoral Adenir Teixeira Teles Júnior.
- George Morais, que teve 38.336 votos, entra no lugar de Thiago Albernaz (MDB), que teve 28.229 votos.
- Fred Rodrigues, que teve 42.784 votos, entra no lugar de Cristóvão Tormin (Patriota), que recebeu 17.484 votos.
As defesas de Thiago Albernaz e Cristovão Tormin disseram que entraram com recurso na Justiça Eleitoral e esperam que a decisão seja revista.
De acordo com o TRE, a retotalização é um processo operacional para recalcular votos após decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste processo, o tribunal anula os votos dos candidatos em questão e faz o cálculo novamente.
Com essas mudanças na eleição da Assembleia Legislativa, George Morais e Fred Rodrigues já vão ser diplomados como deputados estaduais na cerimônia da Justiça Eleitoral marcada para o dia 19 de dezembro.
George Morais teve a candidatura impugnada por ter sido condenado por crime de improbidade administrativa em processos quando foi prefeito de Trindade, entre 2001 e 2008. Como punição, perdeu os direitos políticos por três anos, em uma decisão recente.
O TRE considerou que George ainda estava sob o efeito da condenação e não poderia concorrer, mas ele conseguiu reverter a decisão no TSE. O candidato teve mais de 38 mil votos e com a retotalização, assume no lugar do deputado estadual Thiago Albernaz, do MDB, que teve pouco mais de 28 mil votos.
Com Fred rodrigues, a situação foi parecida. A candidatura dele, a deputado estadual, também havia sido indeferida por descumprir o prazo para a prestação de contas da campanha a vereador de Goiânia, em 2020.
Rodrigues entrou com recurso e o TRE manteve o candidato na disputa. Fred teve quase 43 mil votos e vai ficar com a vaga de Cristóvão Tormin, do Patriota, que teve pouco mais de 17 mil votos.
Fonte: g1