ColunistasJoão Nascimento

Arena Malibu: sinuca genuína e resenha da melhor qualidade

Zeca DF, campeão; e Neyton, de Pires do Río, vice e revelação do torneio.

Nesse sábado, 21, tive o privilégio de conhecer a Arena Malibu, num bairro próximo ao centro de Anápolis. Trata-se de um centro esportivo, onde a prática dos jogos de sinuca pontifica, principalmente o Six Red, jogo adaptado da regra inglesa, que é a coqueluche do momento, ou seja, é a modalidade escolhida pela Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS) e suas filiadas para os campeonatos nacionais e regionais.

Eu, que já integrei a Seleção Goiana da Regra Inglesa, conforme já divulguei aqui, com vitórias em Uberlândia, no Praia Clube; e, em Brasília, no Clube dos Sargentos e Subtenentes, depois de alguns anos na prática do 200, modalidade ainda favorita no Clube Jaó, estou de volta ao jogo oficial da CBBS, hoje, que é exatamente, conforme já frisei, o Six Red. Esse jogo consiste, basicamente, em matar seis bolas vermelhas, a famosa bola um (as), e seis bolas coloridas, ou seja, dois, três, quatro, cinco, seis e sete.

Essa modalidade esportiva vem movimentando taquistas (jogador de sinuca) de todo o país. Nesse último final de semana, tivemos um gigantesco torneio, em São Luís (MA), onde sagrou-se campeão o famoso Igor Figueiredo, taco número um do Brasil, que, na final desse torneio, enfrentou o nosso veterano Bebeto, que representa muito bem nosso Goiás e nosso país. São muitas as novas revelações, que, em breve, destronarão nosso tão amado Igor. Em Goiás, por exemplo, o desportista Anderson Rocha, que já promoveu dois grandes torneios no Jaó, está com a firme determinação de reativar a Federação Goiana de Bilhar e Sinuca (FGBS), que já foi a mais atuante do Brasil.

É muito bom falar da ascensão por que passa a sinuca e, especialmente, a modalidade Six Rede, no País. Mas, na verdade, esse artigo tem a finalidade mesmo é de destacar o aconchego da Arena Malibu. Apesar de ter sido a minha pior participação em torneios, ali conheci taquistas, que, verdadeiramente, são gente da melhor qualidade. Trata-se de uma turma que, além de simpática, sabe jogar Six Red com a categoria técnica que a regra exige. Vou me limitar a saudar cada um dos meus novos amigos, na pessoa do Fred Paraíba, radialista que chegou a presidência da Anapolina, que me bateu na competição; bem como do nosso já querido Marquinhos, que organizou o torneio, e de dona Sirlene e Lourival (Lorin), responsáveis pela Arena Malibu.

Apesar do nível prata, o torneio apresentou um excelente nível técnico, sagrando-se campeão Zeca, de Brasília, que venceu Neyton, de Pires do Rio, na final. Os dois estão promovidos para a categoria ouro. Aliás, Neyton chegou caladinho e acabou sendo a surpresa da competição. Carlão (DF) ficou em terceiro lugar. Manoel Pinheiro, o Manoel Bombado, do Jaó, em quarto; Xuxa (GYA), em quinto; Serginho (GYA), em sexto: Thiago, a revelação de Anápolis, em sétimo; e Luciano (GYA), em oitavo lugar. Todos receberam premiação. Não vejo a hora de retornar a Arena Malibu!

João Nascimento e Fred, dois comunicadores, amantes da sinuca.
Dr José, vereador em Anápolis e taquista da melhor qualidade
Paulo Afonso, o PA, com Zeca, o campeão do torneio na Arena Malibu

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo