Economia

Ata do Copom: Taxas de juros sobem com dólar após divulgação, indica que o cenário pede juros altos por um bom tempo

Foto ilustrativa / Stock

Os juros futuros sobem em toda a curva na manhã desta terça-feira, 16, em linha com o dólar. Os curtos também avançam, porém o movimento é mais contido após a leitura da ata do Comitê de Política Monetária (Copom).

Para a Warren Investimentos, a ata foi dura e reduz a chance de cortes na Selic em janeiro. Para a Ativa Investimentos, a ata veio neutra e não altera cenário de redução de juros apenas em abril. Já o BGC Liquidez avalia que a ata “dá todos os fatores pra o BC iniciar corte da Selic em janeiro”.

Às 9h10, a taxa de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 subia para 13,665%, de 13,630% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2029 ia para 13,065%, de 12,982%, e o para janeiro de 2031 subia para 13,380%, de 13,259% no ajuste de segunda-feira, 15.

O cenário atual “prescreve uma política monetária significativamente contracionista por um período bastante prolongado”. Ou seja: os juros devem continuar altos por um tempo. Quem afirmou foi o próprio Banco Central, na Ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) divulgada hoje (16). A reunião foi encerrada na quarta-feira passada e manteve a taxa Selic em 15% ao ano.

No documento, a autoridade monetária afirma que segue firme com o compromisso de levar a inflação à meta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo