Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos
Pelo menos sete pessoas morreram após um homem ter esfaqueado cerca de uma dezena de pessoas num centro comercial em Sydney, na Austrália. O atacante foi abatido pelas autoridades.
O ataque à faca correu no centro comercial Westfield, em Bondi Junction, em Sydney, que foi encerrado, tendo a polícia australiana aconselhado as pessoas a evitarem a área.
O comissário adjunto da polícia, Anthony Cooke, confirmou, em conferência de imprensa, que oito pessoas ficaram feridas e seis morreram, incluindo o atacante. Entretanto, o número de vítimas mortais aumentou para sete.
Segundo o The Guardian, a sétima vítima mortal é a mãe do bebê de nove meses, que sucumbiu aos ferimentos no hospital. A criança também ficou ferida.
Cooke confirmou ainda que o agressor foi morto a tiros por um agente da polícia que se encontrava nas proximidades. “Disparou uma arma de fogo e essa pessoa está agora morta”, frisou.
“A partir de investigações preliminares”, o comissário adjunto da polícia afirmou ainda que “parece que a pessoa agiu sozinha”. “Estou satisfeito por não haver ameaça contínua”, acrescentou.
Sobre o motivo que levou ao ataque, Cooke afirmou que “não há nada que possa indicar qualquer motivo ou qualquer ideologia”. No entanto, após ser questionado por um repórter se a polícia estava descartando a hipótese de terrorismo, respondeu: “Não estamos descartando nada”.
Após o incidente, centenas de pessoas foram retiradas do centro comercial, embora algumas tenham ficado presas, revela a emissora estatal ABC.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, já reagiu aos “acontecimentos devastadores ocorridos em Bondi Junction”, na rede social X.
“Tragicamente, foram registradas várias vítimas e os primeiros pensamentos de todos os australianos estão com as pessoas afetadas e os seus entes queridos”, lê-se na nota.