Ayrton Senna: 30 anos de sua morte
Acervo Audi do Brasil/Cláudio Larangeira
Passados 30 anos após o acidente que tirou a vida do tricampeão mundial de Fórmula 1, marcas como Senna e Senninha, criadas pelo piloto brasileiro na década de 1990, se consolidaram no mercado e contabilizam parcerias de peso com outras gigantes globais dos mais diversos segmentos.
Atualmente, todas são administradas pela Senna Brands e a perspectiva é de manter e expandir a relevância entre o público dentro e fora do mundo da Fórmula 1.
Uma das grandes apostas para este ano é a série da Netflix sobre a trajetória do ídolo brasileiro desde o começo de sua carreira automobilística, quando Senna se muda para a Inglaterra para competir na Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola, na Itália.
A parceria se dá na esteira do crescente sucesso de conteúdos relacionados ao automobilismo e, principalmente, à Fórmula 1, disponíveis na plataforma, como a série “Drive to Survive” – produção que retrata os bastidores das corridas da principal categoria do automobilismo.
Outra colaboração muito prestigiada se deu com a equipe na qual o próprio brasileiro atuou: a McLaren.
A inglesa projetou, em 2017, o superesportivo McLaren Senna. Sendo uma homenagem ao tricampeão mundial, o modelo é considerado um dos McLaren mais rápidos já feitos na história da companhia. Apenas 500 unidades do veículo foram produzidas e foram esgotadas no mesmo ano.
Para se ter uma ideia, o modelo atinge 100 km/h em 2,8 segundos e, 200km/h em 6,8 segundos. Com 800 cavalos de potência, o McLaren alcança até 335 km/h.
Superesportivo McLaren Senna/ Reprodução/Divulgação
O nome Senna também aparece em produtos da Asics, como uma edição especial do modelo GEL-Nimbus que leva as cores da icônica McLaren pilotada pelo brasileiro e com a qual Senna venceu três temporadas.
Ainda em vestuário e acessórios, a Puma e a TAG Heuer também fazem parte da lista de parcerias da marca.
No caso da fabricante suíça de relógios de luxo, a empresa também lançou uma edição especial para celebrar a trajetória do ídolo brasileiro.
Centenas de fãs se reúnem nesta quarta-feira (1º) no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, na Itália, para homenagear Ayrton Senna, que morreu há 30 anos, no local.
Fãs prestam homenagens a Ayrton Senna em frente à estátua do piloto no Parco delle Acque Minerale, em Imola, na Itália – Foto: Jennifer Lorenzini/Reuters
O principal ponto de encontro dos admiradores é a estátua do piloto, a algumas dezenas metros da curva Tamburello, onde ocorreu o acidente que vitimou o tricampeão mundial de Fórmula 1. O CEO da categoria, Stefano Domenicali, também compareceu ao local.
Desde que foi inaugurada, a estátua de Senna é um ponto de peregrinação para fãs do automobilismo e do ex-piloto, que costumam deixar bandeiras do Brasil e de seus países penduradas no alambrado que separa a pista do Parque das Águas Minerais, que ocupa a parte interna do autódromo.