BAHIA: sobe para 32 mortes pela PM em 8 dias, governador fala em ‘apuração de eventual excesso’
Dois homens morreram após uma troca de tiros com policiais militares no bairro de São Marcos, em Salvador, na madrugada desta segunda-feira (7). Com o caso, o número de óbitos em ações policiais na Bahia subiu para 32. A situação é acompanhada pelo Ministério Público do estado (MP-BA) e pelo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.
De acordo com a Polícia Militar, o confronto desta segunda-feira teria começado depois que agentes da 47ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados por populares com a informação de que homens armados estariam traficando na região do Coroado, por volta das 4h.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, usou as redes sociais, nesta segunda-feira (7), para dizer que a “eventuais excessos” serão apurados em ações da Polícia Militar, que terminaram com 30 mortes no estado. O governo federal acompanha as investigações.
No sábado (5), o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, informou que acionou a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e afirmou que as mortes “não são compatíveis com um país que se pretende democrático e em consonância com os Direitos Humanos”.
Na publicação feita em uma rede social nesta manhã, Jerônimo disse que conversou com o ministro no domingo (6) sobre as ações de prevenção à violência e redução da letalidade policial. Veja publicação completa abaixo:
O secretário de Segurança Pública do estado falou em respeito ao ministro, mas destacou que as forças do estado sofreram ataques durante o período e ressaltou ainda a apreensão de armamentos pesados por parte da polícia.
Cronologia dos fatos:
- Salvador: sexta-feira (4)
Armas foram apreendidas pela PM — Foto: SSP-BA
Cinco homens morreram durante confronto com policiais militares, na madrugada de sexta-feira (4), no bairro do IAPI, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, policiais militares foram acionados por moradores após a presença de homens armados na Avenida Peixe. Depois de atingidos, os suspeitos foram levados para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, onde eles não resistiram.
- Salvador: quarta-feiraa (2)
Um homem morreu durante um confronto entre um grupo armado e policiais militares, na tarde de quarta-feira (2), no bairro do Arenoso, em Salvador. Com ele, a PM teria encontrado um revólver e munições de calibre 38, além de cocaína.
Salvador: segunda-feira (31)
Caso aconteceu nesta segunda-feira (31) — Foto: SSP-BA
Quatro pessoas morreram na segunda-feira (31), na região de Jaguarari, em Salvador. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos foram socorridos e levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram aos ferimentos. Com elas, foram encontradas uma submetralhadora, três pistolas e diversas drogas. As aulas municipais do bairro de Cosme Farias,, onde fica a localidade, foram suspensas.
- Itatim: domingo (30)
Armas apreendidas com oito suspeitos mortos em confronto com a PM no interior da Bahia eram exibidas nas redes sociais — Foto: Divulgação/SSP-BA
No domingo (30), seis homens e duas mulheres morreram em Itatim, a cerca de 200 km da capital. A PM afirmou que cinco eram foragidos. As armas apreendidas eram exibidas nas redes sociais.
Camaçari: sexta-feira (28)
Sete homens morrem em confronto com a polícia na Bahia — Foto: SSP-BA
Na sexta (28), sete homens morreram em um confronto com a PM em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a polícia, eles tinham envolvimento com o tráfico e iriam atacar um grupo rival.