Mundo

Basílica de São Pedro é aberta para último dia de velório do papa Francisco

Membros da Guarda Suíça guardam o caixão do papa Francisco – Foto: REUTERS/Yara Nardi

A Basílica de São Pedro, local onde acontece o velório do papa Francisco, foi reaberta, por volta das 1h de hoje, para visitação do público. Este é o terceiro e último dia da cerimônia de despedida do pontífice, com o caixão sendo fechado às 15h (no horário de Brasília). O funeral de Francisco será amanhã.

Hoje, chegam ao Vaticano Lula, Milei e um sobrinho de Francisco, que viaja sem apoio do governo argentino. Até o momento, mais de 90 mil fiéis já se despediram dele. Foram divulgados ontem detalhes dos últimos momentos da vida do pontífice e o projeto de sua lápide.

O funeral oficial do papa Francisco acontecerá na manhã de sábado (26), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia ocorrerá após três dias de velório aberto, durante os quais o público pôde se despedir do pontífice.

Antes do início do funeral, ainda nesta sexta-feira (25), haverá o fechamento do caixão dentro da Basílica de São Pedro. A cerimônia está marcada para as 20h (15h, em Brasília) e será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, atual camerlengo da Igreja Católica.

✝️ Antes do fechamento do caixão:

  • Um véu branco será colocado sobre o rosto de Francisco.
  • Água benta será aspergida sobre o corpo do papa.
  • O camerlengo colocará dentro do caixão medalhas cunhadas durante o pontificado de Francisco, além de um pergaminho com seus feitos.
  • O caixão será fechado com duas tampas: uma de zinco, que será soldada, e outra de madeira. As tampas terão a cruz, o nome e o brasão do papa

Para encerrar a cerimônia de fechamento do caixão, será lido o Salmo 26 (27), conhecido pelo verso: “O Senhor é minha luz e salvação. A quem temerei?”.

📖 Depois, o camerlengo dirá:

“Concedei-lhe, Senhor, o descanso eterno. E que a luz perpétua brilhe para ele. Descanse em paz. Amém.”

Funeral

A missa do funeral do papa Francisco começará às 10h de sábado (5h, pelo horário de Brasília). A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, e será realizada na Praça de São Pedro.

  • O caixão fechado será colocado em frente ao altar externo da basílica.
  • A liturgia incluirá textos dos Atos dos Apóstolos, da Carta de São Paulo aos Filipenses e o Salmo 22 (23): “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará”.
  • Evangelho segundo João trará a passagem em que Jesus pergunta a Pedro três vezes se ele o ama. Depois, Jesus pede que o apóstolo apascente suas ovelhas
  • Na homilia, Battista Re deve falar sobre a vida e os feitos de Francisco. Ele também pode mandar recados aos cardeais que participarão do conclave, sobre o perfil que a Igreja busca para o próximo pontífice.
  • Ao longo da celebração, os religiosos irão rezar pela alma e descanso do papa.
  • Por fim, terá início o rito Ultima Commendatio et Valedictio, que precede o sepultamento.

Sepultamento

Por volta das 12h de sábado (7h, em Brasília), o caixão do papa Francisco deixará o Vaticano e será levado até a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O trajeto tem cerca de 4,4 km.

  • Durante a procissão, serão entoados cânticos e lidos salmos.
  • Na chegada à basílica, serão feitas novas orações pela alma do papa. Esta etapa não será aberta ao público.
  • Sobre o caixão, serão colocados os selos do cardeal camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Liberiano.
  • Enquanto o caixão for sepultado, o celebrante irá aspergi-lo com água benta.

📿Ainda no sábado, às 21h (16h, em Brasília), será rezado o Rosário em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. O túmulo será aberto à visitação pública no domingo (27).

✝️ A partir das 10h30 de domingo (5h30, em Brasília), será celebrada a segunda missa dos Novemdiales. As celebrações seguirão diariamente, por nove dias, em memória de Francisco.

Projeto do túmulo do papa Francisco na Basílica Santa Maria Maior — Foto: Vatican News / Divulgação

Projeto do túmulo do papa Francisco na Basílica Santa Maria Maior – Foto: Vatican News / Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo