Esporte

Basquete: Brasil destrói Paraguai na estreia de Helinho como técnico, 65 pontos de diferença

Foto: Marcos Limonti / CBB

Parecia um treino, mas foi uma partida válida pelas Eliminatórias para a AmeriCup 2025, a Copa América de Basquete Masculino. O Brasil venceu o Paraguai por 108 a 43 com imensa facilidade. A seleção estava tão azeitada que levantou o público presente no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. Enterradas vigorosas, pontes aéreas, bolas de três e belas assistências fizeram a festa da torcida, que viu uma equipe compacta na defesa, rápida nos contra-ataques e precisa no ataque. Mas o adversário era tão fraco que é difícil até avaliar a atuação brasileira. Não é todo dia que se vence por 65 pontos de diferença, afinal.

– Fizemos um grande jogo, respeitando o nosso rival e jogando bem diante da nossa torcida, o que tinha tempo que não acontecia. Agora é pensar já no próximo duelo com eles – disse Lucas Dias, segundo maior pontuador do jogo, com 16 pontos.

Foi a estreia de Helinho Garcia como treinador principal da seleção brasileira. Uma função momentânea para o auxilkiar tecnico, já que o técnico titular Gustavo de Conti está concentrado, neste momento, no planejamento para a participação da seleção no Pré-Olímpico, que acontece em julho. Ex-jogador da seleção e filho de Hélio Rubens, que também foi atleta e, por muitos anos, treinador do Brasil, Helinho não poderia ter desejado um começo mais feliz, mesmo que a função seja provisória.

Em quadra, o Brasil dominou desde o lance inicial, quando Lucas Dias converteu os primeiros dois pontos do jogo. Pouco depois, a primeira enterrada brasileira, de Danilo Fuzaro, agitou a arquibancada. Na condução de cada jogada, Yago Mateus se destacou pela tranquilidade nas assistências e arremessos, inclusive de três pontos. O armador foi o cestinha do jogo, com 22 pontos.

Helinho Garcia estreou como técnico da seleção brasileira de basquete na vitória sobre o Paraguai pelas Eliminatórias da AmeriCup 2025 – Foto: Marcos Limonti / CBB

O Brasil terminou o primeiro quarto vencendo por 24 a 10. E a diferença só foi aumentando a cada período, saindo de 14 para 27 pontos ao fim do segundo quarto, encerrado em 45 a 18. O terceiro terminou com a parcial de 75 a 30 com a vantagem se ampliando para 45 pontos. No fim, foram 65 pontos de diferença, com o placar de 108 a 43.

Na próxima segunda-feira (26), a seleção brasileira viaja para Assunção, onde joga novamente contra o Paraguai. No grupo do Brasil, além de Paraguai, estão também Uruguai e Panamá. Em novembro, meses após o Pré-Olímpico e as Olimpíadas de Paris 2024, a equipe volta a jogar duas partidas no Brasil, ainda com local a definir, diante de Uruguai e Panamá. E fecha em fevereiro de 2025 a briga por um lugar na AmeriCup, marcada para a Nicarágua em setembro de 2025. Os três primeiros do grupo vão à AmeriCup.

Fonte: ge

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo