Mundo

Bate-boca de Trump e Zelensky na Casa Branca

Trump e Zelensky batem boca na Casa Branca – Foto: Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, discutiram diante de jornalistas durante um encontro no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., na sexta-feira (28). O bate-boca começou após uma pergunta sobre a Polônia e a aproximação do presidente americano com a Rússia.

A confusão levou ao adiamento da assinatura de um acordo sobre a exploração das chamadas terras raras ucranianas. Essas regiões possuem minerais valiosos, como manganês, urânio, titânio, lítio, minérios de zircônio, além de carvão, gás e petróleo.

O acordo é considerado essencial para a Ucrânia, que busca manter o apoio dos Estados Unidos. Por outro lado, Trump vê a exploração dos recursos como uma forma de o governo ucraniano retribuir a ajuda financeira enviada pelos americanos durante a guerra.

Durante o bate-boca, Zelensky, Trump e o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, trocaram uma série de acusações. O ucraniano, por exemplo, foi taxado de ingrato e desrespeitoso.

Zelensky disse não ter entendido o que o vice-presidente estava falando, descrevendo o relacionamento da Ucrânia com a Rússia e, em seguida, questionando se o político já tinha sequer visitado o país. Neste momento, Vance começou a repreender o presidente ucrâniano o chamando de “desrespeitoso”. 

Saiba o que foi dito

JD Vance: “Tentamos a rota de Joe Biden, de bater no peito e fingir que as palavras do presidente dos Estados Unidos importavam mais do que as ações do presidente dos Estados Unidos. O que torna a América um bom país é a América se engajar em diplomacia. É isso que o presidente Trump está fazendo.”

Volodymyr Zelensky: “De que tipo de diplomacia, JD, você está falando? O que quer dizer?”. Em seguida, o presidente ucraniano cita o histórico da relação entre a Rússia e a Ucrânia, desde que a Rússia anexou a Crimeia em 2014.

JD Vance: “Sr. presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar litigar isso na frente da mídia americana agora. Você deveria agradecer ao presidente por tentar trazê-lo para esta conferência”.

Enquanto a discussão acontece, Trump permanece em silêncio.

Zelensky: “Você já esteve na Ucrânia? Você viu os problemas que temos? Venha uma vez”. 

Vance: “Na verdade, eu assisti e vi as histórias e sei o que acontece. Você atrai as pessoas. Você os traz em uma turnê de propaganda, Sr. presidente. Você discorda que teve problemas em trazer pessoas para suas forças armadas. Você acha que é respeitável vir ao Salão Oval dos Estados Unidos e atacar a administração e que isso é tentar impedir a destruição do seu país?”. 

Zelensky: “Todo mundo tem problemas, até você. Mas você tem um lindo oceano e não o sente agora. Mas você o sentirá no futuro”. 

Neste momento, Trump interfere e começa a se referir à guerra.

Donald Trump: “Você não sabe disso. Não nos diga o que vamos sentir. Estamos tentando resolver um problema”.

Trump: “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial. Você está jogando com a Terceira Guerra Mundial e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, o país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria”. 

JD Vance: “Você já disse obrigado alguma vez nesta reunião?” 

Trump: “Seu país está em grande apuro. Espere um minuto, não, não, você já falou muito. Seu país está em grande apuro”. 

Zelensky: “Eu sei.”

Trump: “Você não está vencendo. Você não está vencendo isso. Você tem uma grande chance de sair dessa bem, por nossa causa. Você deveria ser grato por não ter as cartas na mão. Você está encurralado. Seu povo está morrendo. Você está ficando sem soldados. Ouça, você está ficando sem soldados. Ou vocês fazem um acordo ou estamos fora, e se estivermos fora, vocês vão lutar. Não acho que vai ser bonito”.

A discussão durou cerca de sete minutos. Após os ânimos terem se acalmado, uma repórter questiona o presidente dos EUA o que irá acontecer “se a Rússia quebrar o cessar-fogo”. Então, Trump afirma que é respeitado por Putin e que ele lhe deve muito. 

“Pode voltar quando estiver pronto para a paz”

Na Truth Social, rede social de Donald Trump, o presidente dos EUA afirmou que achou a reunião “significativa”, mas que determinou que Zelensky não estava “pronto para a paz”.

“É incrível o que sai através da emoção, e eu determinei que o presidente Zelensky não está pronto para a paz se a América estiver envolvida porque ele sente que nosso envolvimento lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero paz. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu querido Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”, escreveu.

Zelensky se mostrou incomodado com as afirmações de Vance. Ele relembrou que, em 2014, a Rússia tomou a Crimeia da Ucrânia e a anexou ilegalmente. O ucraniano afirmou que, desde então, nenhum presidente americano tentou deter Putin.

Segundo Zelensky, ele assinou acordos com a Rússia antes da invasão, incluindo um tratado que permitia a passagem de gás russo para a Europa. No entanto, segundo o presidente, Putin descumpriu as promessas.

“Ele matou nosso povo. Nós assinamos um acordo para troca de prisioneiros, mas ele não cumpriu. Que tipo de diplomacia, J.D., você está falando? O que você quer dizer?”, questionou.

Trump se irritou ao ouvir Zelensky sugerir que a Rússia poderia entrar em conflito com os Estados Unidos no futuro e interrompeu o ucraniano.

“Você não sabe disso. Não nos diga o que vamos sentir. Estamos tentando resolver um problema. Não nos diga o que vamos sentir. Porque você não está em posição de ditar isso”, afirmou.

Trump também disse que Vance estava certo e acusou Zelensky de “jogar cartas”, apostando com a vida de milhões de pessoas.

“Você está apostando na Terceira Guerra Mundial. E o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país”, disse irritado.

Vance voltou a cobrar de Zelensky gratidão aos Estados Unidos. O presidente ucraniano tentou falar várias vezes, mas foi interrompido. Em determinado momento, Zelensky afirmou que a Ucrânia estava lutando sozinha.

Trump rebateu, afirmando que isso não era verdade, já que os Estados Unidos haviam dado um “presente estúpido” de US$ 350 bilhões em ajuda para a Ucrânia – a imprensa americana afirma que esse valor foi exagerado e não corresponde à realidade.

“Você tem que ser grato. Você não tem as cartas. Você está encurralado aí. Seu povo está morrendo. Você está ficando sem soldados”, disse Trump.

Depois, Trump afirmou que Zelensky tinha recebido o poder de ser “um cara durão”, mas que isso não teria acontecido sem o apoio dos Estados Unidos. Em seguida, pressionou o presidente ucraniano a assinar um acordo para a exploração de minérios ucranianos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo