Biofílica Ambipar conserva a maior área de créditos de carbono do mundo
Com dois projetos recém-verificados e prontos para comercialização, a Biofílica Ambipar, eleita quatro vezes como a melhor desenvolvedora de projetos de carbono florestal do mundo, amplia a área conservada na Amazônia para mais de 2 milhões de hectares e aumenta sua contribuição no desenvolvimento de um mercado sólido e confiável de nature-based solutions.
Internacionalmente reconhecida, a compra de créditos de carbono é uma grande solução para empresas, pessoas e governos neutralizarem as emissões de carbono que são inevitáveis em suas operações.
É a alternativa viável, sustentável e com potencial para gerar desenvolvimento econômico, sem que se deixem de lado os compromissos da sociedade com o planeta.
A prática de neutralizar emissões através da compra de créditos de carbono traz diversos benefícios para as empresas, como proporcionar o reconhecimento e solução dos impactos ambientais nas operações e o aumento dos índices de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG). Ademais, agrega à reputação da marca no mercado e promove maior engajamento de funcionários, clientes e investidores.
Além disso, as empresas que neutralizam emissões de carbono não só combatem diretamente as mudanças climáticas, como também evitam o desmatamento, promovem a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento socioeconômico sustentável local, contribuindo para diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Eleita quatro vezes a melhor desenvolvedora de projetos de carbono florestal do mundo pela Environmental Finance, a Biofílica Ambipar, é uma empresa brasileira de Soluções Baseadas na Natureza que, desde 2008, está focada na gestão e conservação de florestas a partir da comercialização de créditos de carbono e compensação de reserva legal. Seu inovador modelo de negócios contribui para a criação e o desenvolvimento de um mercado sólido e confiável de serviços ambientais. Atualmente, são mais de 2 milhões de hectares de área conservada na Amazônia e o potencial anual de geração de créditos de carbono está em torno de 4 milhões de toneladas/ano.
A empresa prospecta áreas da Amazônia que estão sob pressão por desmatamento e investe em atividades com foco na gestão e conservação das florestas, a partir de metodologias internacionalmente reconhecidas.
Auditores externos validam os projetos e verificam suas atividades, a fim de originar os créditos de carbono florestais, que podem, então, ser comercializados pela Biofílica Ambipar para outras empresas.
Recentemente dois novos projetos passaram pela segunda verificação e estão prontos para a comercialização.
O Projeto REDD+ RESEX Jacundá tem como foco o investimento na melhoria da qualidade de vida das comunidades e o monitoramento da cobertura florestal e biodiversidade para reduzir impactos sociais e ambientais da região de Machadinho d’Oeste e Cujubim, em Rondônia.
Já o Projeto REDD+ Manoa atua em uma área guardiã da rica biodiversidade e gerou 941 mil créditos. Além disso, foi elegível pela plataforma Compromisso com Clima, do Instituto Ekos Brasil, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o 4º, que é referente à educação ambiental de qualidade, além do 8º – trabalho decente e crescimento econômico, o 12º – consumo e produção responsáveis e o 13º que é ação contra a mudança global do clima.
Os projetos REDD + (Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal Somado + ) utilizam uma abordagem que gera créditos de carbono por meio de ações de combate ao desmatamento e à degradação florestal, combinado com atividades sociais, de clima e biodiversidade.
A Floresta Amazônica Brasileira, sendo a maior floresta tropical do mundo, é um dos principais reservatórios de carbono do planeta. Ela atua não apenas no equilíbrio do clima, mas na proteção de 10% da biodiversidade mundial e serve de lar e sustento para milhares de comunidades tradicionais.
O desmatamento, a degradação de florestas e as mudanças do uso do solo vêm crescendo nos últimos anos e é urgente a necessidade em potencializar as alternativas de desenvolvimento socioeconômico que tenham como base a valorização da floresta em pé, como proposto nos Projetos REDD+.
Acesse o site da Biofílica Ambipar e conheça os projetos em detalhes. Saiba como sua empresa também pode participar na redução das emissões de CO2 e na construção de um mundo melhor.