Brasil chega a doze medalhas de ouro, na Paralimpíadas de Paris
Gabriel Araújo posa para foto em pódio em Paris 2024 – Foto: Alexandre Schneider / CPB
No quinto dia de disputas, o Brasil brilhou mais uma vez, na natação e no atletismo. O Brasil brilhou mais uma vez nesta segunda-feira (2), conquistando quatro medalhas de ouro, e mais prata e bronze. Só na natação, na tarde desta segunda-feira (2), o Brasil conquistou quatro medalhas: duas de ouro, uma prata e um bronze na dobradinha gêmea.
O ouro veio mais uma vez com Carol Santiago e Gabriel Araújo, que já haviam conquistado o ouro em outras provas da natação e hoje venceram nos 50m livres classe S13 e 200m livres S2 F, respectivamente. As irmãs Debora e Beatriz Borges Carneiro ficaram com a prata e bronze, respectivamente, prova dos 100m peito SB14 F.
“Estou muito feliz, não sei nem como agradecer. Não tenho nem dimensão do que é tudo isso. Meu sorriso está sendo levado para todos os cantos do mundo. Eu me senti em casa. A prova foi perfeita, perfeita, perfeita. As noites de sono que eu e meu treinador perdemos neste ciclo compensaram demais. Tudo o que trabalhei psicologicamente deu certo”, afirmou Gabrielzinho.
Em sua segunda participação em Jogos Paralímpicos, Gabrielzinho tem agora quatro medalhas, sendo três ouros (50m livre, 200m livre, 100m costas) e uma prata (100m costas), sendo três conquistadas em Tóquio 2020.
No atletismo, o Brasil brilhou também. O dia já começou dourado com a conquista do ouro de Claudiney Batista no lançamento de disco F56. Veio a prata com Beth Gomes no arremesso de peso F54, Ronan Cordeiro no triatlo PTS5 e com Aser Ramos no salto em distância T36. O bronze foi conquistado pelo Vinícius Rodrigues nos 100m T63. E ainda, fechando o dia nas disputas do atletismo, Beth Gomes voltou e levou o ouro no lançamento de disco F53. Além disso, teve bronze para o Brasil no badminton SH6 com Vitor Tavares. Medalha inédita para o país, seja no paralímpico ou olímpico.
E ainda teve resultados importantes nos esportes coletivos que estão na primeira fase. No futebol de 5, para cegos, o Brasil atropelou a França por 3×0 e segue invicto na disputa por uma medalha. E no vôlei sentado feminino, o Brasa também aplicou 3×0, mas foi em cima da Eslovênia. E ainda, no Goalball, o país aplicou uma goleada histórica por 10×0 em cima do Egito.