Brasil tem outro grupo de 40 pessoas à espera para sair de Gaza
Além dos 34 brasileiros e familiares já autorizados a deixar a Faixa de Gaza, há um segundo grupo de cerca de 40 pessoas na região à espera de serem incluídas em uma próxima lista para cruzar a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, e viajar ao Brasil.
Tratam-se de brasileiros e parentes próximos que demonstraram interesse na repatriação após a escalada do conflito e da crise humanitária. Portanto, depois do envio de documentos deste grupo inicial de 34 pessoas que solicitou a saída de Gaza logos no primeiros dias da guerra em outubro.
Este segundo grupo não pode ser incluído na lista de brasileiros autorizados a deixar Rafah, porque as autoridades envolvidas nas tratativas – Israel e Egito – não estão recebendo novos pedidos de saída neste momento.
Em caráter reservado, integrantes do Itamaraty reforçam que a prioridade absoluta agora é garantir a saída dos 34 brasileiros, cujos nomes foram incluídos na lista de estrangeiros na noite de quinta-feira (horário de Brasília). O grupo chegou a ser levado para a fronteira, mas a passagem de Rafah foi fechada novamente.
Diplomatas justificaram que o segundo grupo ficou de fora da primeira relação porque não se decidiram a tempo se queriam deixar Gaza. Segundo ele, após o fim da operação de resgate dos 34 brasileiros, os novos pedidos serão avaliados.
De acordo com relatos, diplomatas estão reunindo a documentação e dando assistência consular ao segundo grupo de brasileiros e familiares que demostraram interesse em deixar Gaza. O número de interessados, porém, costuma oscilar, chegando até a 50 pessoas.
Fonte: cnn