Brasil vence a Inglaterra na estreia de Dorival Júnior
Endrick gol Inglaterra x Brasil – Foto: Rafaelk Ribeikro/CBF
O Brasil venceu a Inglaterra, em Wembley, por 1 a 0, gol de Endrick, 17 anos. O jogador de R$ 400 milhões consolidou a partida competitiva da nova era da Seleção Brasileira, sob o comando de Dorival.
Bastaram pouco minutos em campo para anotar o seu primeiro gol pelo Brasil. E não foi num palco qualquer: diante da Inglaterra, em Wembley, sendo determinante para a vitória, neste sábado. Um belo pontapé inicial na sua trajetória e na de Dorival Júnior, que estreou no cargo de técnico tirando a Canarinho de uma sequência de quatro jogos sem vitória.
O jogador, que fez o Real Madrid comprometer R$ 400 milhões para tirá-lo do Palmeiras, roubou todos os holofotes em Londres, no amistoso, entre dois países campeões mundiais, duas potências que estão tentando reaprender a conquistar a Copa.
O dia 23 de março de 2024 nunca vai sair da memória de Endrick. Com apenas 17 anos e 246 dias, anotou o seu primeiro gol pela Seleção Brasileira em Wembley, um dos maiores palcos da história do futebol mundial. Ele também se tornou o quarto atleta mais jovens a balançar a rede com a Canarinho. Veja a lista:
- Pelé: 16 anos e 257 dias (1957);
- Edu: 16 anos e 306 dias (1966);
- Ronaldo: 17 anos e 228 dias (1994);
- Endrick: 17 anos e 246 dias (2024).
Ele também é o jogador mais jovem, entre os homens, a marcar um gol no Estádio de Wembley.
O treinador fez sua estreia como comandante da Seleção Brasileira. E sem a falta de rumo de Ramon Menezes ou a utopia de Fernando Diniz. A CBF fez o país desperdiçar um ano de preparação, com os dois interinos, sonhando ingenuamente, sem contrato, com Carlo Ancelotti.
Dorival sabe que tem uma geração muito promissora do meio para a frente, com jogadores jovens, vibrantes, talentosos. Por isso precisava fazer o que cansou nos times que comandou: dar intensidade na marcação. Fechar os espaços. Não permitir contragolpes à vontade como acontecia ultimamente com qualquer selecionado que enfrentava o Brasil.
Para isso, contra a Inglaterra, com Gareth Southgate desde 2016 no comando, Dorival foi prático. Segurou Danilo e Wendell, dois laterais fortes na marcação e fracos no ataque. Escalou uma dupla de área fortíssima nas bolas aéreas, especialidade britânica.
Fabrício Bruno e Beraldo foram muito firmes, com ótima colocação, se impuseram no corpo-a-corpo. Deram segurança para o também estreante Bento.
O Brasil também quebrou um tabu na tarde deste sábado: ao vencer a Inglaterra, voltou a sair vitorioso de um jogo oficial dentro de Wembley após 29 anos. A Seleção Brasileira não sabia o que era vencer no local desde desde 11 de junho de 1995. Endrick foi o autor do gol do desafogo.
O Brasil volta a campo nesta Data-Fifa para enfrentar a Espanha, na próxima terça-feira, às 17h30 (de Brasília), no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri. Já a Inglaterra encara a Bélgica, no mesmo dia, às 16h45, também em Wembley, em Londres.