BRK ministra oficinas sobre geração e descarte de lixo para alunos de escolas municipais de Aparecida

Ação integra programação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia para a comemoração do Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (20)
Em 2023, o Brasil produziu cerca de 80,96 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, o que representa cerca de 221 mil toneladas por dia. Essa quantidade corresponde a uma montanha com 85,2 milhões de carros populares empilhados — enfileirados, dariam a volta no planeta 7,6 vezes. Cada pessoa gerou, em média, 382 quilos de lixo por ano, ou mais de um quilo por dia. Os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Desse volume, apenas 58,5% tiveram destinação ambientalmente adequada, enquanto 41,5% — praticamente 1 em cada 2 resíduos — foram destinados de forma inadequada, em locais como lixões e aterros irregulares. Outro ponto preocupante é o descarte incorreto em áreas urbanas: milhões de toneladas de resíduos são lançadas em vias públicas, bueiros, bocas de lobo, galerias de drenagem, córregos, rios e nascentes, contribuindo para alagamentos, enchentes, poluição dos mananciais e riscos à saúde da população.
Em Goiás, os 246 municípios juntos produzem cerca de 6,9 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia, segundo o relatório mais recente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), referente ao monitoramento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). Do total de municípios, 76 já implementaram serviço de coleta seletiva, enquanto 154 ainda não possuem o serviço. Entre os que já têm coleta seletiva, diferentes modalidades são usadas: 32 municipalidades adotaram pontos de entrega voluntária, 45 fazem coleta porta a porta, e 29 contam com catadores, inclusive ligados a cooperativas ou associações.
Para conscientizar as crianças sobre a importância de reduzir a produção de lixo e dar a destinação correta aos resíduos, a BRK, empresa subdelegada pela Saneago para os serviços de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, ministra oficinas amanhã (dia 17, quarta-feira) e quinta-feira (18), das 8 às 10 horas, em escolas municipais da cidade. Durante as oficinas, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental irão participar de palestras e dinâmicas com orientações lúdicas sobre a correta separação e destinação do lixo. Na quarta, a ação será realizada na Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria, e na quinta na Escola Municipal Caraíbas, no Residencial Caraíbas.
As oficinas integram a programação de eventos realizada conjuntamente pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia (por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente), BRK, Saneago, Instituto Plantadores de Água, Escoteiros Lis do Cerrado e Ecoparque Cerrado, empresa do Grupo Orizon, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado no sábado, dia 20 de setembro. “Acreditamos que a educação ambiental é a base para transformar hábitos e construir cidades mais limpas e sustentáveis. Ensinar às crianças desde cedo a importância da redução e destinação correta do lixo é investir no futuro da nossa comunidade”, afirma gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da BRK em Goiás, Renata Danzi.

Serviço:
Oficinas com palestras e dinâmicas sobre coleta seletiva e destinação correta do lixo
Quando e onde: quarta-feira, 17 de setembro, na Escola Municipal Adelino Ariane – Avenida Odorico Neri, 578 – Vila Maria, Aparecida de Goiânia
Quinta-feira, 18 de setembro, na Escola Municipal Caraíbas – Rua Vinháticos, 14, Residencial Caraíbas, Aparecida de Goiânia
Horário: das 8 às 10 horas
Fonte: GrupoDois Consultoria