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Cadastro para desconto de até 65% na energia chega ao Terminal Vila Brasília

Ação acontece de 4 a 15 de novembro em Aparecida de Goiânia e garante descontos na conta de luz. Clientes ainda podem se cadastrar na promoção Energia em Dia e ganhar prêmios

A partir desta segunda-feira, dia 04, a ação para cadastrar as famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) chega ao Terminal Vila Brasília, localizado no setor Jardim Maria Inês, em Aparecida de Goiânia. Os atendimentos serão até o dia 15 de novembro, das 13h às 19h, dentro do terminal. Cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício em Goiás, que dá desconto de até 65% na fatura de energia, mas ainda não fizeram o cadastro. Durante a ação também será possível realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para os clientes da distribuidora que se mantiverem em dia com suas contas de energia.

A força-tarefa para cadastramento é realizada pela Equatorial Goiás em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos. A parceria começou no dia 20 de maio no Terminal Isidória e já passou pelos terminais Bandeiras, Araguaia, Goianira, Novo Mundo, Paulo Garcia, Senador Canedo, Parque Oeste, Cruzeiro e Maranata. “Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício”, afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira

O cadastro é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 6 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os 400 mil beneficiados sejam atendidos.

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

Os descontos na fatura de energia podem chegar até 65% e têm ajudado no orçamento de muitas famílias goianas. São mais de 510 mil moradores cadastrados na Tarifa Social no estado e que aproveitam o desconto para garantir um dinheiro extra dentro de casa no final do mês. “A Equatorial Goiás entende que nosso papel no Estado vai além de garantir a distribuição de energia com qualidade e constância para as pessoas. A empresa veio a Goiás para cuidar da população, apoiar o desenvolvimento do estado e transformar essa concessão”, destaca o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão. O gerente ainda ressalta que a ação da TSEE nos terminais é fruto de uma busca ativa da concessionária em levar os benefícios disponíveis para a maior quantidade de clientes que estão aptos a recebê-los.

Confira o cronograma nos terminais:

TerminalDataHorário
Vila Brasília04/11 a 15/1113h às 19h
Veiga Jardim18/11 a 29/1113h às 19h
Recanto do Bosque02/12 a 13/1213h às 19h
Hailé Pinheiro16/12 a 27/1213h às 19h
Trindade30/12 a 10/0113h às 19h
Vera Cruz13/01 a 24/0113h às 19h
Padre Pelágio27/01 a 07/0213h às 19h

Outros pontos

Além dos terminais, é possível realizar o cadastro nas agências de atendimento presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.

A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.

Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.

Quem pode se inscrever

A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

Onde se cadastrar

– Agências de Atendimento Presencial

– Postos Credenciados de Atendimento Presencial

– Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.

A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.

Descontos

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:

– Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;

– De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;

– De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;

– Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores

– As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;

– De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;

– De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.

– Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.

Fique atento!

Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.

O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial

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