Caiado é o governador com melhor avaliação do Brasil, pela segunda vez
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi mais uma vez reconhecido como o chefe de estado mais bem avaliado do país, de acordo com a pesquisa Atlas Ranking Governadores. Essa é a segunda vez consecutiva que o médico goiano conquista essa posição, com 75% de aprovação entre os eleitores de Goiás e apenas 17% de desaprovação. Outros 8% dos entrevistados afirmaram não saber ou não opinaram.
Em uma ascensão notável vem o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), que, com 68% de aprovação e 25% de desaprovação, saltou dez posições em relação ao ano anterior, ocupando a segunda colocação nesta edição do ranking.
A pesquisa foi realizada entre os dias 15 de julho e 4 de agosto de 2024, mostra uma mudança significativa nas posições de outros governadores em relação à pesquisa anterior. Rafael Fonteles e Mauro Mendes, que anteriormente ocupavam as 12ª e 8ª posições, respectivamente, subiram para os primeiros lugares. Já Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins, e Antônio Denarium (PP), de Roraima, que ocupavam o segundo e terceiro lugares, perderam posições neste ranking.
O top 5 dos governadores mais bem avaliados é completado por Mauro Mendes (União Brasil) do Mato Grosso, com 64% de aprovação; Jorginho Mello (PL) de Santa Catarina, com 60%; e João Azevedo (PSB) da Paraíba, alcançando 59% de aprovação.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece na décima posição, mantendo os 53% de aprovação obtidos no ranking anterior. É interessante notar que Tarcísio de Freitas apresenta a menor proporção de eleitores indecisos: apenas 3% não souberam avaliar seu desempenho, enquanto 44% expressaram desaprovação.
Os governadores com as piores avaliações são Wilson Lima (UB), do Amazonas, com apenas 25% de aprovação; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, com 26%; e Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco, com 28%. Esses resultados destacam uma grande variação no desempenho e na percepção pública dos governadores brasileiros.