Política

Caiado lança pré-candidatura à presidência na Bahia, nesta sexta-feira  

Crédito: Divulgação/União Brasil

O governador de Goiás Ronaldo Caiado, fará o lançamento oficial da pré-candidatura à presidência, no Centro de Convenções em Salvador, nesta sexta-feira (4), a partir das 9 horas, e reunirá lideranças de todo o país. Após o ato político, Caiado deve percorrer outras cidades da região Nordeste do país. Posteriormente, vai viajar pelos estados do Sul e do Sudeste.

Em entrevista concedida à CNN Brasil nesta quinta-feira (3), para falar da agenda e das perspectivas para o lançamento. O governador de Goiás voltou a criticar a atual gestão afirmando que o Brasil “hoje é uma desordem completa” e prometeu que, se eleito presidente, resgatará o presidencialismo.

Em um encontro com lideranças da indústria da Bahia, nesta quinta-feira (3), no tom da pré-campanha à presidência da República, respondeu a perguntas dos empresários sobre desenvolvimento e combate à criminalidade, teceu críticas ao governo federal e elencou avanços em seu governo nas áreas da segurança, educação e investimentos.

O encontro faz parte de uma série de agendas do chefe de Caiado na capital baiana, já como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Em entrevista, o governador disse ter escolhido lançar sua pré-candidatura em Salvador por ter sido a primeira capital do Brasil. No entanto, Caiado também testa seu nome em um reduto tradicionalmente petista em um momento em que a esquerda se encontra fragilizada, puxada pela popularidade em baixa do presidente Lula da Silva.

Contou com a presença de lideranças do UB, como o prefeito de Salvador, Bruno Reis, que se referiu a Caiado como “o melhor governador do Brasil”, e do vice-presidente do partido e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, o evento, que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), teve representantes de entidades industriais manifestando a Caiado suas preocupações com os índices de violência da Bahia.

Na ocasião, o goiano falou sobre pontos sensíveis aos representantes da indústria, como o custo Brasil, o fornecimento de energia e infraestrutura. “Todos nós aqui sabemos que logística é fator fundamental para o crescimento econômico e que o fornecimento de energia atual não atende as necessidades da produção industrial”, disse.

O governador ainda defendeu o equilíbrio fiscal para a governança e a liberdade econômica, espacialmente a redução de burocracias. Caiado destacou pontos altos da sua gestão e fez críticas ao governo Lula, notadamente a carga tributária, a criminalidade e o preço dos alimentos.

O presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, ressaltou que o setor produtivo tem interesse no diálogo, espacialmente com relação a pontos que conciliam com interesses da indústria, como o desenvolvimento econômico, a busca pelo encadeamento produtivo, e os investimentos em educação. “Nos interessa o diálogo com lideranças que apostemem pilares capazes de atrair investimento: infraestrutura, pessoas e segurança”, pontuou.

Além de diretores da FIEB e presidentes de sindicatos filiados à entidade, participaram do encontro o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, além de deputados e correligionários políticos do governador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo