Esporte

Caio Bonfim conquista ouro nos 20km da marcha atlética, no Mundial de Atletismo

Caio Bonfim cruza a linha de chegada e se emociona – Foto: Getty Images

Caio Bonfim fez história na noite desta sexta-feira, 19. Ele conquistou a medalha de ouro na prova dos 20 km da marcha atlético no Mundial de Atletismo.

A prova foi para lá de emocionante. Caio chegou a liderar a prova e caiu para a oitava posição. Ele abriu a última volta na quarta colocação e veio com tudo para vencer a prova depois de ultrapassar Wang, da China, McGrath, da Espanha, e Quinion, da França. O brasileiro ainda foi beneficiado pela punição de Yamanishi, que liderava a prova.

Antes de Caio Bonfim, apenas dois brasileiros haviam subido no lugar mais alto do pódio em Campeonatos Mundiais de Atletismo. A primeira foi Fabiana Murer, ouro no salto com vara em Daegu, na Coreia do Sul, 2011. Em 2022, em Eugene, nos Estados Unidos, foi a vez de Alison dos Santos, o Piu, sagrar-se campeão dos 400 metros com barreiras.

Caio começou a prova no segundo pelotão, bem atrás do então líder, o japonês Toshikazu Yamanishi, que travava uma intensa batalha com o francês Gabriel Bordier pelo primeiro lugar. Nos 10km, porém, que assumiu a liderança foi o espanhol Paul McGrath, que havia dado um sprint nos metros anteriores. Pouco depois foi a vez de os chineses Zhaozhao Wang e Haifeng Qian entrarem no bloco da frente.

Caio Bonfim na largada da marcha atlética 20km do Mundial de Tóquio — Foto: Edgar Su/Reuters

Caio Bonfim na largada da marcha atlética 20km do Mundial de Tóquio – Foto: Edgar Su/Reuters

A bala de prata de Caio Bonfim veio a partir do 13º km. Numa arrancada impressionante, o brasileiro colou no pelotão de elite, assumindo a quarta colocação. Restava a cereja do bolo. Com 55 minutos de prova, Caio foi para o primeiro lugar, mostrando ao que veio. Perseguido de perto pelos dois chineses, o brasileiro apertou ritmo pelos quilômetros seguintes.

A 3km do fim, Caio foi para a sexta colocação, a 13 segundos do líder, Paul McGrath. Foi a senha para o que viria a seguir. No quilômetro seguinte, ele ganhou mais duas posições, indo para a terceira colocação. Pouco depois, Paul McGrath perdeu ritmo e foi ultrapassado pelo chinês Zhaozhao Wang.

Mas o melhor ainda estaria por vir. Num ritmo impressionante, Caio passou o chinês e o espanhol indo para o primeiro lugar. Restavam os metros finais. E Caio tratou de fazer da melhor maneira, cruzando a linha de chegada em grande estilo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo