Cão farejador da PRF ‘se aposenta’ e ganha festa com direito a osso de ração
Durante sua carreira, Turco, de 9 anos, ajudou a apreender cerca de 10 toneladas de maconha e 200 kg de cocaína. O pastor-belga-malinois trabalha com a PRF desde 2017.
O cão farejador Turco, de 9 anos, se “aposentou” dos serviços prestados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Goiás. O pastor-belga-malinois ganhou uma festa de despedida com direito a placa com o nome dele, a presença dos colegas de farda e ainda um osso de ração todinho para ele.
O último dia de trabalho do Turco foi nesta sexta-feira (3). Segundo a PRF, o Turco deixa um legado de fidelidade na jornada de combate à criminalidade. Ao longo da carreira, o cachorro ajudou a polícia a apreender cerca de 10 toneladas de maconha e aproximadamente 200 kg de cocaína.
O Turco trabalhou com os policiais desde 2017. De acordo com a polícia, a raça dele se destaca por ter um dos olfatos mais apurados entre os caninos, o que o torna essencial para alguns trabalhos, como busca por drogas, armas e pessoas soterradas.
A PRF disse que a decisão de “aposentar” Turco se deu por uma limitação normativa de tempo de trabalho prestado por animais, que, apesar de estarem aptos ao serviço, se aposentam para viverem uma “vida normal” de cachorro.
Após a aposentadoria, o Turco deve ganhar uma nova moradia e vai viver com outro cão aposentado que foi parceiro dele durante o trabalho na corporação.
Fonte: g1