Cidades

Carnaval 2026: Bloco da Ivete reúne 1,2 milhão de pessoas

Foto: Reprodução/TV Globo

Um público estimado em 1,2 milhão de pessoas acompanhou, neste sábado, 7, a estreia de Ivete Sangalo no carnaval de rua de São Paulo. A cantora comandou o megabloco Quem Pede, Pede no circuito montado em frente ao Parque Ibirapuera, na zona sul da capital, em uma apresentação inédita para a artista na folia paulistana.

De acordo com a Polícia Militar, a multidão ocupou todo o trajeto do desfile, registrado inclusive por imagens aéreas feitas por drones. Mesmo com o grande volume de foliões, o clima foi descrito como tranquilo. A Universidade de São Paulo (USP) ainda não divulgou sua contagem de público.

Em alguns momentos, Ivete interrompeu a apresentação para colaborar com a organização do fluxo de pessoas, especialmente em um ponto de estrangulamento próximo à sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Conhecida como uma das principais atrações do carnaval de Salvador, Ivete nunca havia liderado um bloco de rua na capital paulista. Antes do início do desfile, a cantora comentou a escolha pela cidade. “Já tem um tempo que estou paquerando São Paulo, especialmente porque o carnaval de rua de São Paulo vem se fortalecendo lindamente”, afirmou.

Além dos foliões anônimos, o bloco atraiu a presença de personalidades públicas. Entre os nomes que acompanharam o desfile estavam as atrizes Isabella Fantoni e Carol Marra, além da deputada federal Erika Hilton (PSOL).

Bloco da Ivete

A estreia de Ivete no Carnaval paulistano é patrocinada pela 99, empresa de transporte por aplicativo. A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou o bloco como uma das principais atrações deste ano.

A cantora chegou ao Ibirapuera escoltada pelo Choque da Polícia Militar de São Paulo (PMSP) por volta das 8h30. A dispersão está prevista para as 14h.

Para a realização do evento, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a bloquear as ruas da região por volta das 3h.

Ivete Sangalo em São Paulo – Crédito Bleia Campos

Segurança

A prefeitura planeja usar 23 drones com reconhecimento facial para monitorar os megablocos. Nesses eventos, também haverá vigilância com as 482 câmeras do Smart Sampa.

As mais de 40 mil câmeras do programa, espalhadas pela cidade, vão supervisionar o carnaval. Esse é o segundo ano em que a tecnologia é usada.

Durante o feriado e os fins de semana de pré e pós-Carnaval, 58 mil agentes – da Polícia Militar (42 mil), Guarda Civil Metropolitana (6 mil) e seguranças contratados (10 mil) – vão patrulhar os eventos.

Policiais civis e militares estarão à paisana nos blocos para evitar roubos e furtos, especialmente de celulares.

Neste ano, a estratégia também será adotada pela GCM, mas para evitar violência de gênero. Haverá guardas civis descaracterizados para coibir importunação sexual. Equipes especializadas da PM, com agentes mulheres, atuarão no acolhimento de vítimas e prisão de agressores.

Fim de semana com chuva

A abertura do carnaval de rua de São Paulo deverá ser marcada por calor e chuva. Neste sábado, a previsão é de máxima de 31ºC e mínima de 19ºC. A partir do final da tarde, devem ocorrer pancadas de chuva, com estimativa de acumulado de 25 mm. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura alerta para o risco de tempestade de forte intensidade, com raios e rajadas de vento.

Já no domingo, a temperatura cai. Os termômetros devem atingir no máximo 26ºC, com mínima de 19ºC. Também há chance de chuva, mas a previsão é de 4 mm de acumulado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo