Cenário eleitoral de Goiás em 2022 tem 8 candidatos ao Governo e 9 ao Senado Federal
Finalizadas as convenções partidárias no prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, as siglas têm até dia 15 para registrar os postulantes definidos, já que as propagandas partidárias em rádio, TV e internet têm início previsto em 16 de agosto. Assim, ficou composto os candidatos ao governo e ao senado de Goiás:
Ronaldo Caiado (União Brasil)
O (União Brasil) lançou o governador Ronaldo Caiado que tenta a reeleição com chapa turbinada com 11 partidos, para o Vice Daniel Vilela (MDB). Enquanto para o Senado vai com três nomes: Alexandre Baldy (PP), Delegado Waldir (UB) e Vilmar Rocha (PSD).
Gustavo Mendanha (Patriota)
O Patriota homologou o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha ao governo do Estado, e tem como Vice Heuler Cruvinel (Patriota). Para concorrer ao senado foi ratificado o deputado João Campos (Republicanos).
Major Vitor Hugo (PL)
O PL lançou o deputado federal Major Vitor Hugo, que é o nome do bolsonarismo em Goiás, já que a candidatura foi viabilizada com apoio direto do presidente Jair Bolsonaro (PL), a Vice é Keila Borges, também do PL, e o empresário Wilder Morais (PL) vai concorrer ao Senado.
Wolmir Amado (PT)
O PT oficializou o ex-reitor da PUC, Wolmir Amado, como candidato ao governo do Estado, tendo como Vice o advogado Fernando Tibúrcio (PSB). A jornalista Denise Carvalho (PCdoB) concorre ao Senado.
Cintia Dias (PSOL)
A federação Psol/Rede tem como candidata a governadora Cíntia Dias (PSOL), o vice-governador Edson Braz (Rede). Ao senado a federação lançou Manu Jacob (PSOL), e os dois nomes que vão concorrer às duas suplências, que são Humberto Chaves (PSOL) e Maria Luzia (PSOL).
Edigar Diniz (Novo)
O NOVO homologou Edigar Diniz, que é natural de Santa Helena de Goiás e vice na chapa Jamil Samid. Para o senado, o partido concorre com o empresário Leonardo Rizzo (Novo).
Helga Martins (PCB)
O Partido Comunista Brasileiro lançou a professa Helga Martins para a eleição ao governo do Estado, Lindomar Santos, também do PCB, é vice.
Professor Pantaleão (UP)
O Unidade Popular lançou o Professor Pantaleão para o governo do Estado, tendo como Vice na chapa Luciana Amorim, também do UP.
Após muitas especulações o PSDB lançouo ex-governador Marconi Perillo como candidato ao senado.
Resumo:
Candidatos ao Governo:
1. Ronaldo Caiado (UP);
2. Gustavo Mendanha (Patriota);
3. Major Vitor Hugo (PL);
4. Wolmir Amado (PT);
5. Cintia Dias (PSOL);
6. Edigar Diniz (NOVO);
7. Helga Martins (PCB); e,
8. Professor Pantaleão (UP).
Candidatos ao Senado:
1. Alexandre Baldy (PP);
2. Delegado Waldir (UB);
3. Vilmar Rocha (PSD);
4. João Campos (Republicanos);
5. Wilder Morais (PL);
6. Denise Carvalho (PCdoB);
7. Manu Jacob (PSOL);
8. Leonardo Rizzo (Novo); e,
9. Marconi Perillo (PSDB).
juo