Cidade de Santa Catarina registra segunda maior enchente da história
O pico do rio que corta a cidade de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, atingiu 13,04 metros à 0h40 deste sábado (18/11), o que torna esta a segunda maior enchente na história da cidade, segundo dados da Defesa Civil. A atual cheia só foi superada pela registrada em 1983, quando o rio chegou a 13,58 metros.
O curso d’água começa a baixar lentamente, mas a Defesa Civil mantém o alerta de chuva para este sábado, com volumes que podem variar de 20 a 30 milímetros no município. O volume de precipitação superou 180 milímetros em 48 horas. A cota de inundação permanece em 13,5 metros e a cota de atenção em 14 metros.
O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) realiza resgates de moradores que estão presos na inundação sem parar. As ocorrências de resgates se sucedem minuto a minuto no sistema de registros da corporação. A água subiu muito nesta noite, levando a uma situação de desastre na cidade.
Milhares de moradias e estabelecimentos comerciais foram invadidos pelas águas em centenas de ruas inundadas. Trata-se da quinta enchente deste ano na localidade e mal os habitantes de Rio do Sul se recuperavam da enchente de outubro e veio uma enchente ainda maior que a do último mês. A Prefeitura de Rio do Sul emitiu um novo decreto de estado de calamidade pública. O município justificou o mais alto nível de desastre em consequências de novos prejuízos, mais espaços públicos invadidos pela água e a necessidade de realizar inúmeros serviços de recuperação, limpeza e organização.
Fonte: metsul