Mundo

Cinco oficiais iranianos morrem em ataque de mísseis na Síria

Foto mostra fumaça subindo em local de Damasco, na Síria, que foi alvo de um provável ataque israelense, segundo a mídia estatal síria. Sham FM

O Irã afirmou que ao menos cinco integrantes da Guarda Revolucionária Iraniana e um número não especificado de soldados sírios morreram em um ataque israelense em Damasco, capital da Síria, neste sábado (20).

Três dos oficiais da Guarda Revolucionária Iraniana mortos foram descritos pela imprensa estatal iraniana com um título honorífico usado apenas para generais, sugerindo que os alvos eram comandantes.

Ambulâncias e caminhões de bombeiros foram encaminhados ao local do suposto ataque, que havia sido isolado, relatou um jornalista da Reuters presente no local.

As operações de resgate de pessoas presas sob os escombros continuaram durante o dia. Um guindaste estava instalado para içar lajes de concreto dos destroços.

Uma fonte de forças de segurança de uma rede de grupos próximos ao governo da Síria e ao Irã afirmou à Reuters que o prédio que foi atingido foi usado por conselheiros iranianos que apoiam o governo do presidente Bashar al-Assad.

O edifício teria sido completamente destruído por “mísseis israelenses direcionados com precisão”, destacou a fonte.

Retratos dos cinco membros da Guarda Iraniana veiculados na mídia estatal do país referiam-se a três deles com um título honorífico usado para generais, enquanto os outros eram majores e alguém de posição inferior. A fonte de segurança destacou que um dos generais era chefe de informação da força de elite.

“A República Islâmica não deixará os crimes do regime sionista sem resposta”, advertiu o presidente Ebrahim Raisi em um comunicado condenando o ataque, informou a emissora estatal IRIB.

O ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian escreveu no X: “As atividades dos conselheiros militares do Irã na luta contra o terrorismo e na segurança da região continuarão com força total”.

Entre os mortos na ação está o chefe da inteligência iraniana na Síria e seu vice. As forças israelenses de defesa não comentaram a acusação do Irã. Na Faixa de Gaza, o exército de Israel fez operações conta alvos do grupo terrorista Hamas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo