Cleovan Siqueira: político da melhor qualidade
Conheci o professor Cleovan Siqueira Amorim no Liceu de Goiânia, onde estava matriculado no curso de Tradutor e Intérprete. Ele lecionava ensino religioso e sempre fazia as orações em eventos daquela tradicional instituição de ensino do Estado de Goiás, que, aliás, anda muito abandonada. A propósito, esse descaso com o Liceu será tema de um dos meus próximos artigos, até porque, no momento, o foco principal é o trabalho realizado por Cleovan, que, pra mim, é um político da melhor qualidade. É casado com Maria Rosa da Silva Siqueira e pai de um casal de filhos: Sandra Veríssimo Siqueira e Pedro Salomão Veríssimo Siqueira.
Realizando política com sabedoria, Cleovan Siqueira foi eleito vereador por Caldas Novas, exercendo o seu mandato de 1989 a 1990, quando foi eleito deputado estadual. Foi nessa época que tive um profundo relacionamento com esse político, haja vista que era o Assessor de Imprensa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Cleovan permaneceu na Alego até 1994, com uma atuação destacada, sobretudo na apresentação de projetos de lei voltados para o desenvolvimento do Estado. Sempre foi bom de tribuna e contribuiu efetivamente para a governabilidade de Goiás.
Natural de São Miguel do Araguaia, Cleovan Siqueira começou cedo na política, tendo uma atuação importante na fundação do Partido Liberal (PL), em dois momentos, um em 1985 e outro em 2007. Atualmente, ocupa a Terceira Vice-Presidência Nacional do PL. É produtor rural no município de Vila Propício, na região central de Goiás, desde 1994. Mas isso não o impediu de escrever um belo livro, que tem por título: “Um Pacto para o bem do Brasil”. Nessa obra, ele coloca propostas para construir o Brasil que queremos. Propõe Reforma Rural e Reforma Urbana: equilibradas, sem violência. E mais: registra 10 histórias do PL no Brasil e no Mundo. E, como educador que é, enfatiza “Tudo pela Educação”.
Como bem destaca o comentário na contracapa do livro: “Cleovan Siqueira, com sensibilidade e perspicácia, vai direto ao ponto e coloca o dedo em feridas que ao longo da história sangraram e sangram a sociedade brasileira, como corrupção, violência, criminalidade, miséria, fome, desigualdades e falta de oportunidades. Vai à procura das origens e causas dos males que afligem grande parte da população e arranca de suas próprias experiências e convicções um conjunto de ideias e sugestões com o único propósito: resolver e solucionar os problemas e mazelas que atrapalham o desenvolvimento equilibrado do Brasil e dos brasileiros”.
E conclui: “Um pacto para o bem do Brasil, ao elencar os problemas, apresenta soluções factíveis e calcadas na realidade do país. São 40 propostas que, já testadas e aplicadas, deram resultados positivos”.
Cleovan Siqueira ainda presta homenagem póstuma ao grande nome do PL, Álvaro Valle, deputado federal mais votado em sua época, no Rio de Janeiro; educador, escritor, diplomata, mentor e ativista do liberalismo social no Brasil e no mundo. Enfim, coloca em seu livro alguns detalhes interessantes, como o de que o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o primeiro liberal do nosso país. E, como professor de filosofia, cita os grandes filósofos. Não se esquece de reconhecer o papel dos grandes liberais brasileiros e cita os grandes políticos mundiais. Enfim, um livro que merece ser lido!