Coca-Cola anuncia CEO brasileiro a partir de 2026

Foto: Reprodução
A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) que o vice-presidente Executivo e COO, o brasileiro Henrique Braun, assumirá como CEO a partir de 31 março de 2026.
O executivo vai assumir o posto de James Quincey, que passará a ocupar o cargo de presidente executivo do conselho após nove anos como CEO.
O conselho também planeja indicar Braun para concorrer a uma vaga de diretor na Assembleia Geral Anual de Acionistas da empresa, em 2026, informou a Coca-Cola.
Segundo a nota, Quincey iderou a transformação da empresa em uma companhia de bebidas completa, impulsionada pelo foco em manter uma estreita relação com os consumidores.
“Sob sua liderança, a empresa adicionou mais de 10 marcas bilionárias ao seu portfólio”.
“Quincey reformulou a estratégia e o modelo operacional da empresa para criar uma organização mais ágil e interconectada, com foco na transformação digital e no marketing moderno. Ele também liderou a empresa durante a pandemia de COVID-19”, informou a companhia.
A Coca-Cola ainda apontou que o novo CEO terá como prioridades “buscar as melhores oportunidades de crescimento em todo o mundo; impulsionar a empresa para que ela se aproxime ainda mais das necessidades do consumidor; e alavancar a tecnologia como um facilitador do desempenho e do crescimento dos negócios”.
Quem é Henrique Braum
Henrique Braun, de 57 anos, atua como vice-presidente Executivo e diretor de Operações desde 1º de janeiro de 2025, supervisionando as unidades operacionais da empresa em todo o mundo.
Ele ocupa o cargo de vice-presidente Executivo desde 2024. De 2023 a 2024, Braun atuou como vice-presidente sênior e presidente de Desenvolvimento Internacional, supervisionando sete das nove unidades operacionais da empresa.
Anteriormente, Braun atuou como presidente da unidade operacional da América Latina de 2020 a 2022 e como presidente da unidade de negócios do Brasil de 2016 a 2020. De 2013 a 2016, Braun foi presidente para a Grande China e Coreia do Sul.
Braun ingressou na Coca-Cola em 1996, em Atlanta, e progrediu em funções na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia. Essas posições incluíram cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios, marketing, inovação, gestão geral e operações de engarrafamento, disse a empresa.
Ele possui bacharelado em engenharia agronômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em ciências pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University. Braun é cidadão americano, nascido na Califórnia e criado no Brasil.
“É uma honra assumir este novo cargo e tenho enorme apreço por tudo o que James fez para liderar a empresa”, disse Braun.
“Meu foco será dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores. Estou entusiasmado com o futuro do nosso negócio e vejo enormes oportunidades em um mercado global em rápida transformação.”
fonte: cnn



