
Itumbiara é uma das cidades escolhida para sediar curso com bolsa de ensino; Escola de Eletricistas é porta de entrada para novos profissionais no setor elétrico
A Equatorial Goiás, com o objetivo capacitar profissionais para atuar no setor de distribuição de energia elétrica, criou a Escola de Eletricistas. A necessidade de serviços elétricos é constante e cresce após implantação do robusto plano de reconstrução do sistema elétrico, o que garante boa empregabilidade. Além de contribuir com o desenvolvimento da região, o projeto promove inclusão, geração de renda e novas perspectivas de carreira.
O curso tem carga horária de 520 horas e combina aulas teóricas e práticas com conteúdo técnicos e comportamentais. Uma das cidades contempladas com o curso é Itumbiara, no sul de Goiás. A cidade é um polo industrial com diversas indústrias, incluindo as de agronegócio, construção civil, máquinas e equipamentos e alimentos.
O município se destaca no cenário goiano e nacional por sua economia diversificada, sua posição como polo industrial e sua localização estratégica, que impulsionam o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população. Na Escola de Eletricistas, são ofertadas 25 vagas para a turma, voltadas a pessoas com ensino médio completo, CNH definitiva nas categorias “B” ou “C” e idade mínima de 18 anos.
Inscrições gratuitas
Moradores de Itumbiara e região já podem se inscrever na nova turma da Escola de Eletricistas da Equatorial Goiás. A iniciativa, realizada em parceria com o Senai, oferece qualificação profissional gratuita com direito a bolsa de estudos durante todo o curso. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e devem ser feitas pelo site escoladeeletricistaseqtl.com.br.
Porque ser eletricista?
O mercado de trabalho para eletricistas está em alta, com necessidade constante de profissionais qualificados em diversas áreas. A eletricidade é uma necessidade básica em todos os aspectos da vida moderna, desde casas até grandes indústrias. Isso garante uma demanda constante por eletricistas qualificados, tornando essa profissão extremamente estável e segura.
A profissão também permite trabalhar em diversas áreas, desde instalações em residências até sistemas industriais, e a crescente adoção de energias renováveis e automação residencial abre novas oportunidades.
A digitalização e a automação de processos industriais também requerem eletricistas com conhecimento especializado. Indústrias estão cada vez mais integrando sistemas automatizados que precisam de manutenção e instalação de componentes elétricos complexos, lembrando que Itumbiara é um dos principais polos industriais do Brasil. Eletricistas com habilidades em automação são altamente valorizados e têm acesso a empregos bem remunerados.
O setor elétrico oferece oportunidades de carreira em várias áreas, desde construção civil até manutenção industrial e automação. Essa diversidade permite que os eletricistas escolham o caminho que melhor se adapta aos seus interesses e habilidades, tornando a profissão ainda mais atraente. Ao escolher a carreira de eletricista, o profissional está optando por uma profissão estável, com alta demanda e muitas oportunidades de crescimento.
Escola de Eletricista Equatorial Energia
Desde sua criação, em 2022, mais de 1.600 eletricistas foram formados pelo programa e capacitados para exercer uma atividade essencial para o País. Nesta edição, os participantes também terão acesso a cursos complementares e um acompanhamento focado na empregabilidade.
A superintendente de Atração, Desenvolvimento e Cultura do Grupo Equatorial, Alessandra Silvestre, reforça o foco deste ano. “Nosso objetivo é abrir caminhos reais para que mais pessoas possam crescer por meio da educação e da qualificação profissional”.
“O curso oferece uma formação de excelência, reconhecida no setor, e é uma grande porta de entrada para o mercado de trabalho. Levar essa oportunidade para cidades como Itumbiara é parte do nosso compromisso com a transformação social”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme.
Compromisso com o desenvolvimento sustentável
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, promovendo educação de qualidade, trabalho decente, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial