Com passagem de bastão para Los Angeles, Paris dá adeus às Olimpíadas
Os Jogos Olímpicos de Paris passaram por seus momentos finais neste domingo (11/8). A cerimônia de encerramento, no Stade de France, marcou também a passagem de bastão para as próximas Olimpíadas, que acontecerão em 2028, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
A cerimônia contou com a presença dos atletas dos países que disputaram os jogos de Paris e ainda teve direito a Tom Cruise saltando do teto do estádio e Los Angeles dando as boas-vindas às Olimpíadas.
Thomas Bach, presidente do COI, discursa no encerramento da Olímpiadas de Paris
O evento contou com apresentações de estrelas da música, como Snoop Dogg, Billie Eilish e Red Hot Chili Peppers. Além disso, a cantora H.E.R. foi a responsável por cantar o hino dos Estados Unidos, onde está localizada a cidade de Los Angeles.
O início aconteceu com uma exibição dos acontecimentos dos Jogos Olímpicos. Após isso, uma apresentação musical, perto da pira olímpica, com a canção francesa “Sous le ciel de Paris”, uma espécie de hino da capital francesa.
O fogo olímpico foi transportado da pira olímpica, que estava localizada no Jardim de Tuileries, perto do Louvre, ao Stade de France, em um trajeto tem cerca de 10km de distância.
Já no estádio, estiveram presentes autoridades, como o presidente da França, Emmanuel Macron e o presidente do COI, Thomas Bach, que se cumprimentaram antes da execução da “Marselhesa”, o hino francês.
Após o momento, os porta-bandeiras entraram com as bandeiras dos países. Primeiro a Grécia, como manda a tradição olímpica, e depois da França, país-sede. Destaque para as brasileiras Ana Patrícia e Duda, medalhistas de ouro no vôlei de praia. Foram 205 delegações representadas. Depois dos porta-bandeiras, foi a vez dos demais atletas adentrarem ao Stade de France para desfilar. Também foram homenageados os cerca de 45 mil voluntários das Olimpíadas de Paris.
Durante o evento, também aconteceu o momento da entrega das medalhas da maratona feminina, com a holandesa Sifan Hassan carregando a medalha de ouro da prova mais nobre dos Jogos Olímpicos no peito.
Após o momento de discursos de Tony Estanguet, presidente da organização dos Jogos Olímpicos de Paris, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, passou a bandeira para a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, que apareceu acompanhada da estrela da ginástica, Simone Biles, que ficou com a bandeira durante a execução do hino americano.
Olá, Los Angeles!
Os momentos mais esperados aconteceram já no fim do encerramento. Para a passagem de bastão, finalmente, Tom Cruise apareceu no Stade de France. Descendo de tirolesa no estádio, ele cumprimentou os atletas dos diversos países presentes. O ator levou a bandeira olímpica de moto, em direção a Los Angeles. Ao som de Red Hot Chili Peppers, foram exibidas imagens de Cruise descendo de paraquedas na “cidade dos anjos”.
Ele entregou a bandeira para Kate Courtney, que iniciou um revezamento com outros atletas como Michael Johnson e Jagger Eaton até chegar ao show da banda comandada por Antony Keyds.
Apareceram também para abrilhantar ainda mais a passagem de bastão para Los Angeles, os cantores Billie Eilish e Snoop Dogg, que esteve presente em vários momentos das Olimpíadas de Paris ao lado de Dr. Dre.
Por fim, Thomas Bach declarou o encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, e o fogo olímpico foi apagado em Paris. Na cidade luz, daqui duas semanas, se iniciam as Paralimpíadas.
Agora, se inicia um novo ciclo olímpico, onde os atletas vão buscar vagas para estar em Los Angeles. A abertura das próximas olimpíadas está prevista para acontecer no dia 14 de julho de 2028.
fonte: metrópoles