Começa nesta quarta o Conclave para escolha do novo papa, no Vaticano

Foto: Divulgação/Reuters/Guglielmo Mangiapane
Começa nesta quarta-feira (7), o Conclave (a eleição que elegerá o sucessor do papa Francisco). Reunindo 133 cardeais, o processo ocorre na Capela Sistina, no Vaticano.
A palavra conclave vem do latim cum clavis e significa “fechado à chave”. Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos irão eleger o novo pontífice. Sete deles são brasileiros.
Quando todos estão reunidos na Capela Sistina, o mestre de cerimônias proclama o “Extra omnes”, determinando que todos os que não vão participar da eleição saiam. O local, então, é fechado. A partir daí, os cardeais ficam isolados do mundo exterior.
O novo pontífice da Igreja Católica, irá suceder Mario Jorge Bergoglio, que morreu no dia 21 de abril e era a maior autoridade da Igreja desde 2013. Ele também foi o primeiro pontífice da América Latina.
Cronograma do primeiro dia de conclave divulgado pelo Vaticano
- Perto de 14h (horário de Brasília) desta quarta (7): primeira e única votação do dia. Primeira fumaça a sair da chaminé da capela Sistina, provavelmente preta, indicando indefinição.
- Perto das 5h30 (horário de Brasília) de quinta (8): primeira votação do segundo dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá
- Perto de 7h (horário de Brasília) de quinta (8): segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta
- Perto de 12h30 (horário de Brasília) de quinta (8): terceira rodada de votação do dia. . Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá
- Perto de 14h (horário de Brasília) de quinta (8): quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta
Caso, após três dias, ainda não haja uma definição, a votação é suspensa por 24 horas para orações. O processo pode ser pausado novamente se outras sete rodadas forem inconclusivas.
Se nenhuma decisão for tomada após 34 votações, os dois nomes mais votados passam a disputar a eleição.
Quando um papa é eleito, ele é perguntado se aceita o cargo e qual nome deseja adotar. Depois, se recolhe por alguns minutos na chamada Sala das Lágrimas, onde veste os trajes papais.
Em seguida, é anunciado e faz sua primeira aparição pública na sacada da Basílica de São Pedro.
Em 2013, na eleição do papa Francisco, a fumaça branca surgiu às 19h06min em Roma (14h06min em Brasília), no segundo dia de conclave. O anúncio do “Habemus Papam” foi feito pouco mais de uma hora depois, seguido da primeira aparição do papa Francisco na sacada da Basílica de São Pedro.
O cenário foi semelhante em 2005. A fumaça branca apareceu às 17h50min em Roma (12h50min em Brasília), também no segundo dia de conclave. Bento XVI foi anunciado às 19h43min do horário local (14h43min em Brasília) e apareceu ao público cinco minutos depois.
Veni Creator Spiritus e juramento
Antes de darem seus votos, os cardeais entoam o hino Veni Creator Spiritus, em honra ao Espírito Santo. Na sequência, eles realizam um juramento solene de que cumprirão os preceitos da fé caso sejam eleitos papa. Ainda, todos fazem um juramento de manter sigilo sobre tudo o que ocorrer durante o processo.
Aliás, o pacto de silêncio se estende a todos os funcionários que têm acesso aos cardeais durante o conclave, sob pena de excomunhão.
Ausências
Dois cardeais não poderão votar por motivos de saúde: John Njue, do Quênia, e Antonio Cañizares Llovera, de Valência, Espanha.
Antes, o cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, condenado a cinco anos e seis meses de prisão e destituído de seus privilégios por ordem do papa Francisco, desistiu de tentar participar do conclave.