Polícia

Compradores de celulares roubados são obrigados a devolver aparelhos, no Maranhão

No Maranhão, compradores de celulares roubados são obrigados a devolver aparelhos – Foto: Reprodução/TV Globo

No Maranhão, compradores de celulares roubados devolveram 450 aparelhos à Polícia.

No anúncio da internet a oferta é daquelas bem atrativas. Uma diarista comprou um celular, depois de ver um anúncio. Na segunda-feira (21), recebeu uma mensagem da polícia e foi devolver o aparelho.

“A minha mãe estava precisando e eu comprei, por maldade nenhuma, nunca pensei em passar por isso, mas infelizmente passei, né? Estou passando, mas em nome de Jesus já vim entregar, futuramente a dona possa encontrar que consiga devolver o celular e estou na paz”, conta Keila Rabelo.

Quase 1 milhão de foram roubados ou furtados no Brasil em 2023, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Nesta terça-feira (22), em São Luís, 80 policiais civis e delegados fizeram uma força tarefa. De setembro até agora, a Polícia Civil já intimou cerca de 2 mil pessoas para que devolvam celulares que tinham sido roubados ou furtados.

No Maranhão, compradores de celulares roubados são intimados a devolver aparelhos – Foto: Reprodução/TV Globo

Nos aparelhos recuperados, o comprador recebeu no celular a mensagem para que se apresentasse no mutirão. A tecnologia é a mesma que está sendo usada no Piauí. Um programa de computador analisa e agrupa as informações dos registros dos furtos e roubos. Quando a pessoa que teve o celular roubado registra o boletim de ocorrência, a polícia repassa às operadoras o número do IMEI. Ele é um uma espécie de CPF do aparelho.

As operadoras são obrigadas, por ordem judicial, a dar todas as informações das pessoas que habilitaram uma nova linha nesses celulares roubados ou furtados. A polícia manda uma mensagem no celular intimando os usuários.

“Nós temos dados objetivos em relação aos utilizadores daqueles aparelhos roubados ou furtados. Então, é importante essas pessoas aparecerem, pois, em tese, elas estão incorrendo em crime de receptação. A partir daí, elas têm a oportunidade de fazer os devidos esclarecimentos porque a gente sabe também que algumas pessoas adquirem esses aparelhos sem ter a noção de que se trata de um aparelho roubado ou furtado”, diz Luigi Conte, coordenador do Programa Meu Celular de Volta.

Agora, a Polícia vai priorizar a identificação de quem revende os aparelhos. O motorista Francisco das Chagas levou um susto ao receber a intimação. A filha tinha comprado o celular na internet para dar para a mãe.

“Infelizmente chegou uma intimação, como constava que o celular é roubado, né? E a gente veio devolver o celular”, afirma.

Quem entrega o aparelho, sai apenas com um registro de devolução voluntária. O alerta para desconfiar de ofertar milagrosas e exigir sempre nota fiscal. Na próxima fase, a polícia vai começar a devolver os celulares aos donos originais.

Foto: Reprodução/TV Globo

fonte: g1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo