CidadesGoiânia

Comurg recolhe cerca de 36 mil toneladas de lixo urbano residencial por mês

Morador pode consultar os dias e horários em que a coleta orgânica passa em seu bairro no site da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br/comurg) ou no Instagram da Comurg (@comurggoiania)

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), opera com os serviços de coleta orgânica normalizados. O volume médio de recolhimento é de 36 mil toneladas de lixo urbano residencial por mês e as demandas pendentes foram todas atendidas com a chegada dos 15 novos caminhões basculantes.

“Estávamos operando em 46 circuitos e agora estamos fazendo 49 circuitos alternados por dia. Em alguns locais, foi necessário redimensionar para atender a demanda”, explica o presidente da Comurg, Alisson Borges. Neste período de chuvas, o cidadão deve ter cuidado redobrado em relação ao acondicionamento dos sacos de lixo e cronograma de passagem dos caminhões nos bairros.

O lixo acumulado nas calçadas é uma das principais causas de alagamentos no período de chuvas, já que entope os bueiros e as bocas de lobo. Para colaborar, um exemplo prático é manter os resíduos em local seco e não descartar a céu aberto, sempre optando por lixeiras suspensas e em sacos de lixos bem fechados.

A coleta orgânica é feita em 98 circuitos divididos nos períodos diurno e noturno, em mais de 700 bairros da cidade, sendo que o serviço foi otimizado após a chegada de 15 novos caminhões. Vale ressaltar que em determinados bairros, nos quais a geração de lixo doméstico é maior por causa do adensamento, a coleta é diária. Nos bairros onde a geração de resíduos é menor, os caminhões passam em dias alternados.

O morador pode consultar os dias e horários em que a coleta orgânica passa em seu bairro no site da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br/comurg) ou no Instagram da Comurg (@comurggoiania). Os canais disponíveis para tirar dúvidas sobre o serviço são o WhatsApp (62) 9 9855-8555 ou o teleatendimento 24 horas, pelo telefone (62) 3524-8555.

Fonte: Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo